• 27/11/2017
  • Mostra cultural escolar destaca o mundo fantástico da Matemática
  • Categoria: Educação
  •  Com a realização da mostra cultural “O fantástico mundo da matemática”, a Escola Municipal Sebastião de Matos encerrou uma série de projetos culturais desenvolvidos ao longo do ano, entre o último sábado, 25, e esta segunda-feira, 27. No final de semana o estabelecimento recebeu a visita de dezenas de pais, parentes e da comunidade para conhecer o trabalho realizados pelos cerca de 370 alunos, matriculados da educação infantil ao 5º ano do fundamental.

Não faltou criatividade nem empenho dos pequenos, apoiados pelos professores. “O resultado foi excelente. É um trabalho que merece ser visto e reconhecido pela comunidade escolar. As crianças trabalharam os temas ao longo do ano, como atividade complementar, e a mostra foi a ocasião para mostrar o que eles aprenderam. No sábado recebemos os pais e nesta segunda, cada turma conheceu o trabalho das demais”, explicou a diretora Sirlene Mirlane de Carvalho Paitner.

A coordenadora Francielle Dada de Oliveira disse que a mostra encerra o projeto voltado à matemática que envolveu também outras disciplinas – como educação física, história e artes – e a sala de recursos multifuncionais, que atende alunos especiais. “Desde o início do ano, a escola realiza projetos de artesanato – os trabalhos estão expostos na biblioteca da escola –, balé, street dance e Tae Kwon Do, graças à parceria com iniciativa da ARA – Associação de Recuperação dos Alcoólatras”, explicou.

A mostra cultura contou com os seguintes temas, expostos e bem explicados pelos alunos, em cenários montados para apresentações nas respectivas salas de aula: brincando, cantando e aprendendo matemática; descobrindo as formas geométricas; os números no contexto diário; aprendendo matemática com jogos tradicionais; o caminho das fadas – matemática através dos contos; jogos na alfabetização matemática; desafios matemáticos; explorando as grandezas e medidas; mercadinho do conhecimento; e tangran no ensino da matemática.

As demais disciplinas também trabalharam temas relacionados – Olimpíada de Matemática (em Educação Física); A história da Matemática (em História); e Jogos matemáticos com sucata (em Artes).

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto