Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 14/11/2017
  • Beterraba é alternativa rentável para produtores de Umuarama
  • Categoria: Agricultura e Meio Ambiente
  •  Apoiados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, produtores rurais de Umuarama que trabalham com hortifrutigranjeiros têm procurado alternativas para melhorar a produção e aumentar a renda no campo. Uma família experimentou o cultivo de beterraba de variedade híbrida e tem alcançado alta produtividade, além de favorecer a diversificação de produtos.

    Os irmãos Eduardo, Kazuo e Akiyo Fujiharo sempre trabalharam na zona rural. No passado, a família cultivava apenas café, mas hoje tem uma horta bem diversificada, além de algumas cabeças de gado e uma pequena plantação de café, mas sempre buscam a inovação dentro da propriedade rural. Trabalhando em conjunto e de olho nas preferências do mercado, os três irmãos conseguem manter uma boa qualidade de vida na propriedade de seis alqueires, no distrito de Serra dos Dourados.

    A última experiência foi a produção de beterraba. “Com uso de sementes boa qualidade e manejo correto de tratos culturais, além da assistência técnica oferecida pela equipe da Secretaria da Agricultura e Meio ambiente, os produtores vêm conseguindo uma ótima produtividade”, informa o agrônomo Márcio Rezende, da Prefeitura de Umuarama.

    O diretor de Agricultura, agrônomo Elídio Pavan, lembra que assim como outros produtores do município, os irmãos Fujiharo entregam parte da produção a projetos institucionais do município, como o Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE), nas versões estadual e municipal. “Em Umuarama, o produtor tem diversos incentivos do município e alternativas que garantem opções de comercialização. Temos o Banco de Alimentos, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), entre outros. Também atuamos na qualificação, orientação do produtor e visitas técnicas, para conhecer inovações com potencial de sucesso nas nossas condições de clima e solo”, disse o diretor.

    Recentemente, para oferecer uma nova opção de renda aos produtores a Secretaria de Agricultura foi a Santa Catarina buscar mudas de maracujá de variedades melhoradas, indicadas para a região, no Centro de Pesquisa Epagri. “Nossos técnicos trouxeram sementes de qualidade e estamos fazendo experimentos com alguns produtores. As perspectivas são excelentes. Com base nos resultados, pretendemos expandir a proposta e ajudar os agricultores a aumentar a renda”, disse o prefeito Celso Pozzobom, que apoia as iniciativas da secretaria.

    Para o ano que vem, a equipe técnica da secretaria vai reestruturar o viveiro municipal para produzir mais mudas, dentro do projeto de diversificação de culturas para produtores com perfil para fruticultura ou que estejam interessados em diversificar a propriedade rural. “É um projeto de médio prazo, com potencial de crescimento e possibilidade de retorno para os agricultores”, completou Márcio Rezende.

     
  • Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto
Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661