• 14/11/2017
  • Beterraba é alternativa rentável para produtores de Umuarama
  • Categoria: Agricultura e Meio Ambiente
  •  Apoiados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, produtores rurais de Umuarama que trabalham com hortifrutigranjeiros têm procurado alternativas para melhorar a produção e aumentar a renda no campo. Uma família experimentou o cultivo de beterraba de variedade híbrida e tem alcançado alta produtividade, além de favorecer a diversificação de produtos.

Os irmãos Eduardo, Kazuo e Akiyo Fujiharo sempre trabalharam na zona rural. No passado, a família cultivava apenas café, mas hoje tem uma horta bem diversificada, além de algumas cabeças de gado e uma pequena plantação de café, mas sempre buscam a inovação dentro da propriedade rural. Trabalhando em conjunto e de olho nas preferências do mercado, os três irmãos conseguem manter uma boa qualidade de vida na propriedade de seis alqueires, no distrito de Serra dos Dourados.

A última experiência foi a produção de beterraba. “Com uso de sementes boa qualidade e manejo correto de tratos culturais, além da assistência técnica oferecida pela equipe da Secretaria da Agricultura e Meio ambiente, os produtores vêm conseguindo uma ótima produtividade”, informa o agrônomo Márcio Rezende, da Prefeitura de Umuarama.

O diretor de Agricultura, agrônomo Elídio Pavan, lembra que assim como outros produtores do município, os irmãos Fujiharo entregam parte da produção a projetos institucionais do município, como o Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE), nas versões estadual e municipal. “Em Umuarama, o produtor tem diversos incentivos do município e alternativas que garantem opções de comercialização. Temos o Banco de Alimentos, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), entre outros. Também atuamos na qualificação, orientação do produtor e visitas técnicas, para conhecer inovações com potencial de sucesso nas nossas condições de clima e solo”, disse o diretor.

Recentemente, para oferecer uma nova opção de renda aos produtores a Secretaria de Agricultura foi a Santa Catarina buscar mudas de maracujá de variedades melhoradas, indicadas para a região, no Centro de Pesquisa Epagri. “Nossos técnicos trouxeram sementes de qualidade e estamos fazendo experimentos com alguns produtores. As perspectivas são excelentes. Com base nos resultados, pretendemos expandir a proposta e ajudar os agricultores a aumentar a renda”, disse o prefeito Celso Pozzobom, que apoia as iniciativas da secretaria.

Para o ano que vem, a equipe técnica da secretaria vai reestruturar o viveiro municipal para produzir mais mudas, dentro do projeto de diversificação de culturas para produtores com perfil para fruticultura ou que estejam interessados em diversificar a propriedade rural. “É um projeto de médio prazo, com potencial de crescimento e possibilidade de retorno para os agricultores”, completou Márcio Rezende.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto