• 13/11/2017
  • Plano Municipal de Educação terá audiência pública na sexta-feira, 10
  • Categoria: Educação
  •  A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta sexta-feira, 10, a audiência pública do Plano Municipal de Educação durante todo o dia, no Anfiteatro da Prefeitura. Esta é a quarta etapa do plano de monitoramento e avaliação da Educação, que reúne sugestões para o documento Avaliação do Plano Municipal de Educação.

A audiência foi aberta às 8h30, pelo prefeito Celso Pozzobom, anunciando que além do custeio normal do setor, o município investiu R$ 750 mil em reforma, adequação e melhorias na estrutura das escolas municipais neste ano, apesar das dificuldades financeiras encontradas no início da atual gestão. “A Educação é prioridade e desde a concepção do nosso plano de governo seria a primeira área a receber investimentos significativos. Mas, ao assumir a Prefeitura, encontrei uma situação caótica na Saúde e tive que redirecionar o foco. Hoje, 10 meses após o belo trabalho realizado pela secretária Cecília Cividini, a Saúde praticamente não tem mais reclamações. No mês passado, o telefone da ouvidoria recebeu apenas uma única queixa nesta área”, disse o prefeito.

Com a situação mais controlada na área de Saúde, continua Pozzobom, foi possível atender melhor a Educação. “Para o ano que vem, temos grandes planos e projetos para o setor. Já conseguimos alguns avanços, mas queremos muito mais para melhorar a qualidade do ensino e o desempenho dos nossos alunos. Para isso, contamos com o empenho da equipe, comandada pela secretária Maria Clory Zanferrari, e também com as propostas e metas apresentadas durante as discussões do Plano Municipal de Educação”, completou.

A presidente da Câmara, Maria Ornelas, em nome dos vereadores presentes – Júnior Ceranto e Ana Novais –, disse acreditar que a educação fará as transformações que a sociedade precisa. “Espero que esta audiência atinja os objetivos propostos e torne a nossa educação cada vez melhor”, apontou. A diretora da Secretaria da Educação, Suely Marsola Costa, falou em nome da secretária Maria Clory – que não pôde discursar – e lembrou que esta é a primeira avaliação do Plano Municipal de Educação, “um momento importante para o setor, organizado pela nossa secretaria em conjunto com outras instituições e com total apoio do prefeito Celso Pozzobom”.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Aninoel Pedroso do Couto, explicou o plano decenal aprovado em 2005 pelos municípios e destacou a importância de avaliar e atualizar as metas após 10 anos de ação. “A educação é discutida em todo o país, por meio das avaliações de plano, seja no âmbito municipal, bem como estadual e instituições particulares. Portanto, é muito importante a participação dos professores, diretores e gestores nessa audiência pública”, afirmou.

“O monitoramento das estratégias referentes às metas do Plano de Educação está sob a responsabilidade das coordenadoras educacionais da Secretaria de Educação, com a participação dos membros do Conselho Municipal de Educação. O monitoramento é anual e a avaliação ocorre ao final de dois anos, conforme a Lei 4.090/2015”, lembra a secretária Maria Clory.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto