• 11/10/2017
  • Projeto “Semeando o Verde” envolve alunos e professores em torno da preservação ambiental
  • Categoria: Educação
  •  Duas escolas da Rede Municipal de Ensino participaram do Projeto Semeando o Verde, uma parceria entre a Usina Santa Terezinha (Grupo Usaçúcar) e a Secretaria de Educação de Umuarama, com a proposta de envolver as crianças com o meio ambiente e contribuir para a formação de uma sociedade ambientalmente correta, preocupada com a preservação da biodiversidade e comprometida com o futuro.

Em 12 de setembro, o projeto foi iniciado com palestra educativa sobre o meio ambiente (“Como semear o verde no planeta”), apresentada pelo agrônomo Rodolfo César Albuquerque, da Usina Santa Terezinha. A secretária municipal de Educação, Maria Clory Zanferrari, acompanhou a exposição das ideias ao lado das coordenadoras educacionais da secretaria, diretoras, professoras e alunos das escolas municipais Serra dos Dourados e Carlos Gomes, além de técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Emater.

O projeto teve sequência com o plantio de árvores nas proximidades da Usina Santa Teresinha – entre Ivaté e Icaraíma – com a participação da secretária Maria Clory, alunos do 4º ano, professoras das turmas, diretoras e coordenadoras educacionais da SME, funcionários da usina e imprensa. Nesta atividade, realizada em 14/09, os alunos e os menores aprendizes da usina plantaram cerca de 500 mudas de árvores em local previamente preparado.

Entre os dias 15 a 21 de setembro, os professores das turmas do 3º, 4º e 5º anos do Fundamental (séries iniciais) das escolas Serra dos Dourados e Carlos Gomes, trabalharam a temática ambiental com os alunos, em sala de aula, envolvendo-os em um concurso com duas modalidades desenho (para turmas do 3º ano) e redação (4º e 5º anos e professores).

O tema trabalhado com os alunos foi “Como semear o verde no planeta”, que resultou na elaboração dos desenhos e redações, e para as professoras o tema foi “Como o Projeto Semeando o Verde pode contribuir com o futuro da nova geração”. A divulgação dos resultados e premiação dos alunos e professores (classificados do 1º ao 3º lugar em cada categoria), aconteceu no último dia 27, na sede da Usina Santa Terezinha.

A solenidade de premiação teve a presença do prefeito Celso Pozzobom, que parabenizou a todos pela iniciativa e destacou a sua importância na educação das crianças; do diretor da usina, Cláudio Menegueti; dos gerentes Guilherme Menegueti e Guilherme Zanusso; e do supervisor administrativo José Carlos Apolonio. Participaram, ainda, as diretoras e coordenadoras das duas escolas municipais, coordenadoras educacionais da Secretaria de Educação, representante do IAP, professoras, alunos, colaboradores da usina e a imprensa.

OS PREMIADOS

Tema: “Como semear o verde no planeta”

Desenho, 3° ano (alunos)

3° Lugar – Ádria Oliveira Gomes (Escola Municipal Carlos Gomes)

2° Lugar – Mariane Matias dos Santos (Escola Municipal Serra dos Dourados)

1° Lugar – Larissa Cristina Bigote (Escola Municipal Serra dos Dourados)

Redação, 4º ano (alunos)

3° Lugar – Izabela Caroline de Lemos (Escola Municipal Carlos Gomes) – Título da redação: Meio Ambiente: Semear e preservar

2° Lugar – Suzana Galves Bonfim (Escola Municipal Serra dos Dourados) – Título da redação: Salvando o bosque

1° Lugar – Kaiky Luis Aguilar Mello (Escola Municipal Carlos Gomes) – Título da redação: Semear o verde no Brasil

Redação, 5° ano (alunos)

3° Lugar – Marina Freitas Machado (Escola Municipal Carlos Gomes) – Título da redação: Diga sim! Ao meio Ambiente

2° Lugar – Lorena Maria Oliva Borges (Escola Municipal Serra dos Dourados) – Título da redação: A natureza pede socorro

1° Lugar – Sarah Manina L. de Moraes (Escola Municipal Serra dos Dourados) – Título da redação: A importância de um planeta verde

Redação, professores

Tema: “Como o 'Semeando o Verde' pode contribuir para o futuro da nova geração”

3° Lugar – Edilene Andrea Pereira da Cruz (Escola Municipal Serra dos Dourados) – Título da redação: Melhor tempo para semear

2° Lugar – Ana Caroline Bertolin dos Anjos (Escola Municipal Carlos Gomes) – Título da redação: O desafio da preservação nas gerações futuras

1° Lugar – Rubineia Aparecida dos Santos (Escola Municipal Serra dos Dourados – Título da redação: Vivendo o presente com os olhos no futuro!