• 09/10/2017
  • Prefeitura recolheu mais de 5 mil quilos de resíduos no fim de semana
  • Categoria: Serviços Públicos
  •  Por meio do Programa Bairro Saudável, realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos para limpeza e manutenção das ruas e áreas públicas em regiões residenciais, a Prefeitura de Umuarama recolheu mais de 5 toneladas de resíduos no último sábado, 7, apesar do mau tempo. “A chuva estava nos rondando o tempo todo, mas mantivemos a programação e recolhemos um grande volume de lixo, entulhos e móveis velhos que estavam nas casas. Os resíduos foram levados para o aterro sanitário”, informou o secretário José Guimarães de Melo (Serviços Públicos).

O prefeito Celso Pozzobom também acompanhou o trabalho neste final de semana. As equipes da Prefeitura e de uma empresa terceirizada – que auxilia no programa – atuaram nos bairros Jardim Copacabana, Parque Residencial Monte Líbano, Parque Interlagos (1 e 2), Jardim Verde Vale, Conjunto Residencial 28 de Outubro, Conjunto de Moradias Vitória, Jardim Atlântico, Jardim dos Pássaros e Jardim Pacífico, além da Zona Armazém e Zona 4.

Na manhã de sábado, das 7h às 11h, os caminhões recolheram colchões e camas velhas, guarda-roupas, sofás velhos, mesas, cadeiras e outros móveis, eletrodomésticos, baldes, bacias, tambores, restos de brinquedo e demais resíduos, que a população dispensou nas calçadas de suas casas. No Bairro Saudável, a Prefeitura conta a colaboração da comunidade na organização e no carregamento dos resíduos, o que agiliza a coleta.

O material recolhido é encaminhado para triagem no aterro sanitário municipal, onde resíduos recicláveis são separados do lixo por associados da Cooperuma (Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Umuarama). “O objetivo deste trabalho é auxiliar a população a manter seus quintais limpos, bem como as calçadas e espaços públicos onde algumas pessoas insistem em descartar seus entulhos. A limpeza dos quintais reduz o risco de proliferação de insetos (como o mosquito da dengue) e animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras”, lembra o prefeito.

O Bairro Saudável inclui o recolhimento de folhas e galhos na sexta-feira, nos bairros agendados; coleta de móveis velhos, eletrodomésticos e entulhos no sábado pela manhã; limpeza das ruas, poda de grama e serviços de manutenção na segunda-feira. “Tudo isso, porém, depende do tempo bom. A chuva inviabiliza a coleta”, acrescentou o secretário José Guimarães.

No próximo final de semana, as equipes do Bairro Saudável estarão nos bairros Jardim Social, entorno do Residencial Central Park e do Parque Cidade Jardim, e nas ruas dos jardins Iguaçu, Indaiá, São Marcos, Tangará, Panorama, Carolina, parques Dom Pedro I e II e Conjunto Habitacional 26 de Junho.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto