• 09/10/2017
  • “Aquáticos” abre a Semana da Cultura neste domingo, com entrada gratuita no Centro Cultural
  • Categoria: Cultura
  •  A Fundação Cultural de Umuarama abre neste domingo, 8, a partir das 20h, a programação da Semana da Cultura 2017 no Centro Cultural Vera Schubert, com o espetáculo de dança “Aquáticos”, realizado pela Sutil Cia. de Dança. A montagem integra o projeto 1º Circuito Paranaense de Dança Contemporânea e terá entrada gratuita para a população. A classificação é 12 anos. Com direção de Ádia Freitas, “Aquáticos” é livremente inspirado no oceano, com suas incessantes mudanças.

“A integração entre os diversos planos de consciência e realidade e a imensidão do oceano nos fazem lembrar que toda 'era' é transitória. Aprecie junto com a sua família e amigos esse espetáculo inovador e surpreendente”, convida o produtor Max Delly. O espetáculo tem apoio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e patrocínio dos Supermercados Planalto e Alimentos Zaeli.

Na segunda-feira, 9, a Semana da Cultura tem continuidade com o Festival de Arte da Rede Municipal, que terá apresentações artísticas dos alunos no período da manhã e tarde. Dias 10 e 11 (terça e quarta-feira) é a vez do IF Pipoca Semana da Criança, com a exibição gratuita ao público de filmes de curta-metragem – as sessões acontece às 9h e 10h, na parte da manhã, e 14 e 15h no período da tarde.

O feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, terá uma sessão especial do Cine Arte Dia da Criança, com o filme “Os Xeretas” a partir das 15h, no Centro Cultural Vera Schubert, com entrada franca. No mesmo dia acontece o UmuAção Especial do Dia da Criança, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) em parceria com a Fundação Cultural, o /serviço Social do Comércio (Sesc) e a Universidade Paranaense (Unipar), das 13h30 às 17h, na Avenida Rio Branco – em frente ao Centro Cultural.

A Semana da Cultura continua no dia 13, sexta-feira, com a mostra Cenas Curtas de Teatro às 20h, e se encerra no sábado, 14, com o Concerto de Corais também a partir das 20h, ambas as apresentações no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, com entrada gratuita.

UMUAÇÃO

Normalmente a Smel realiza o UmuAção na Avenida Apucarana, em frente ao Bosque Uirapuru, mas desta vez, especialmente em comemoração ao Dia da Criança, a Smel decidiu transferir as atividades para a frente do Centro Cultural Vera Schubert, no dia 12 das 13h30 às 17h. Serão muitas atividades recreativas e artísticas para crianças, além de cama elástica, brinquedos infláveis e distribuição de pipoca e algodão-doce. A Semana da Cultura é instituída por Lei Municipal nº 709, de 1981, e deve acontecer todo ano na semana do Dia das Crianças.

AQUÁTICOS

O teatro da Fundação Cultural de Umuarama receberá um evento inédito neste domingo, 8. O espetáculo de dança contemporânea “Aquáticos”, da Sutil Cia de Dança, que iniciou seus trabalhos em 2017 com a proposta de unir artistas experientes e desenvolver uma pesquisa em dança contemporânea, utilizando linguagens que priorizam as sensações provocadas pelo movimento para propor, de modo singelo, um mover mais íntimo e desperto. Com o intuito de contribuir na descentralização da arte, a companhia tem sede em Umuarama e conta com o patrocínio das empresas locais.

A natureza do corpo e suas relações com a contemporaneidade são um convite à pesquisa de “Aquáticos”, destinada para bailarinos(as), atores e atrizes, performer e estudantes das artes em geral em workshop realizado neste sábado, 7, das 14 às 16h, e no domingo, 8, também das 14 às 16h. “O workshop objetiva experimentar e desenvolver um trabalho de pesquisa corporal que, de maneira despretensiosa, visa provocar o contato com a nossa natureza mais profunda e a do outro. É a busca e o encontro com um corpo mais íntimo e desperto, uma presença sutil que está por baixo de cada movimento”, explica Max Delly.

A direção e coreografia são de Ádia Freitas, com os bailarinos Ádia Freitas, Driko Oliveira, Lorena Crivelaro e Tailliny Avila. A trilha sonora é de Chris Vine, assina o figurino Rodrigo Avilla e a iluminação fica por conta de Edson Brum. Produção: Max Delly. Contatos pelos fones (44) 99836-0131/ 98439-2231. Tanto o espetáculo como a oficina de dança são gratuitos.