• 12/09/2017
  • Obras na Castelo Branco com Parigot de Souza e Flórida exigem atenção dos motoristas
  • Categoria: Diversos
  •  A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, está implantando melhorias na sinalização do cruzamento entre as avenidas Presidente Castelo Branco com Parigot de Souza e Flórida, no Bosque dos Xetá. As obras foram iniciadas na última semana e a previsão é de que sejam finalizadas nos próximos 20 dias, sem prejudicar o trânsito de veículos.

As mudanças são decorrentes de estudos. “Estamos implantando as intervenções após um profundo estudo sobre o tráfego naquela região. Atuamos de forma planejada para não interromper o trânsito durante as obras, apenas recomendamos atenção aos motoristas e respeito à sinalização. O objetivo é tornar as passagens e conversões de veículos mais rápidas e seguras, bem como assegurar maior visibilidade aos pedestres e orientar o trânsito para que o fluxo seja contínuo, mesmo nas horas de maior movimento”, explicou a diretora da Umutrans, inspetora Dianês Piffer.

As intervenções também vão melhorar as condições de acessibilidade e melhor observação dos semáforos, graças ao reposicionamento dos focos. Além disso, o projeto prevê o alongamento dos canteiros centrais para reordenar o trânsito, a eliminação de conversões à esquerda tanto na Parigot de Souza quanto na Flórida e a reprogramação dos tempos. “Implantamos um controlador moderno para a programação dos semáforos, que permitirá um controle maior e a possibilidade de tempos diferentes ao longo do dia, de acordo com o movimento de veículos em cada via”, acrescentou Dianês.

Adequações também foram implantadas, recentemente, na confluência da Avenida Ipiranga e da Rua do Bosque com a Parigot de Souza. Agora, os motoristas contam com três faixas de rolamento (no sentido ginásio de esportes à Castelo Branco), com tempos distintos para quem vai contornar à esquerda – e pegar a Avenida Ipiranga – ou seguir em frente, e também para quem chega à Parigot pela Rua do Bosque.

A Umutrans vem realizando melhorias na sinalização em vários pontos da cidade. Há algumas semanas a rua Paulo Pedrosa de Alencar ganhou sentido único em toda a sua extensão, atendendo orientação do prefeito Celso Pozzobom, por conta do fluxo de veículos e da ‘confusão’ que muitos motoristas faziam no cruzamento com a Avenida Flórida, apesar da sinalização. Houve ainda adequações na programação de semáforos – na Avenida Tiradentes com Liberdade, na Castelo Branco com Parigot de Souza e Flórida e na Castelo Branco com Ney Braga.

Outros pontos receberam sinalização vertical e horizontal, bem como as vias recapeadas recentemente e a confluência da Avenida Colombo e com ruas Ouro Verde e Anhumaí, na Praça Sete de Setembro. “A nova sinalização orienta o tráfego e traz mais segurança para os usuários”, reforçou a diretora. A Colombo ganhou novas faixas, demarcação de espaços com tachões e sinalização vertical. Uma quadra na rua Ouro Verde, sentido à Avenida Rio Grande do Norte, passou ter mão única (entre a Colombo e rua Bararuba).

Na esquina da Castelo Branco com Ney Braga, o semáforo foi programado para três tempos e a Umutrans implantou um retorno que facilita manobras a motoristas e viaturas do Corpo de Bombeiros, cujo batalhão funciona nas proximidades. Os canteiros foram prolongados para orientar melhor o fluxo. “O novo retorno favorece tanto a corporação quanto motoristas que às vezes não encontram vagas para estacionar na frente do supermercado e do hotel, que funcionam naquele ponto”, explicou Dianês, além de melhorar a acessibilidade para pedestres e cadeirantes.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto