• 12/09/2017
  • Curso promovido pela Acesf atualiza sobre novidades da tanatopraxia
  • Categoria: Diversos
  •  Profissionais de Umuarama e região que atuam no ramo de serviços funerários participaram de um curso oferecido pela Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf), em parceria com a Associação Brasileira de Tanatopraxia (ABT), na última semana. A entrega dos certificados foi na sexta-feira, 8. O treinamento foi sobre cuidados, procedimentos e uso correto dos produtos na preparação de corpos para velórios.

O instrutor, o argentino Daniel Carunchio, é um dos profissionais mais reconhecidos na atividade. “Foi um privilégio poder oferecer esse curso para o pessoal do setor, em Umuarama. Além do pessoal da cidade, entre os 17 participantes tivemos profissionais de São Jorge do Oeste, Cianorte, de Santa Catarina e até do Paraguai – da cidade de Caaguazu. Esse curso costuma ser realizado apenas em capitais e é a primeira vez que é oferecido em cidades do interior”, informa o diretor da Acesf, Vicente Fernandes Resende.

O treinamento contou com aulas teóricas e também observação e atividades práticas, com corpos que foram preparados pela equipe da Acesf, durante a semana – todos com autorização expressa dos familiares. A parceria foi proposta pelo empresário Francis Sérgio Gomes dos Santos, de uma empresa de artigos funerários e tanatopraxia de Sarandi, que tem um contato próximo com a ABT e também com a Associação Argentina de Tanato (AAT).

“A participação foi excelente e os inscritos puderam aproveitam um curso de alto nível, com conhecimentos importantes para a profissão, tanto em novas técnicas quanto em produtos modernos, disponíveis no mercado”, completou Resende. Os custos para a realização do curso foram rateados entre os participantes.