• 06/09/2017
  • Vigilância recolhe ao pátio da Prefeitura veículos abandonados nas vias públicas
  • Categoria: Diversos
  •  A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) continua recolhendo veículos abandonados pelos proprietários em ruas e avenidas da cidade. Nesta semana, mais veículos foram guinchados até o pátio rodoviário da Prefeitura, após avisos e notificações emitidos pelo município. Após a vistoria e notificação, a maioria dos carros e caminhões tem sido removida pelos proprietários, porém alguns permaneceram.

O saldo desta ação é expressivo. Nas regiões onde já houve a fiscalização, foi notificado um total de 330 veículos, com prazo de 15 dias para o recolhimento. “Desse total, alguns carros continuam nas vias públicas após o prazo. Estes é que são recolhidos e levados para o pátio de máquinas da Prefeitura”, informou o diretor da Covisa, Flávio Posseti.

Nesta semana foram recolhidos um For Fiesta, um VW Santana, um Renault Scenic, um VW Fusca e uma perua VW Kombi, em diversos pontos da cidade. A ação reúne fiscais da Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal, com base na Lei Complementar 362/2013. Os carros recebem a notificação com prazo de 15 dias para regularização, do contrário é aplicada multa (em torno de R$ 1 mil) e o veículo é transportado até o pátio da Prefeitura.

Após 90 dias, caso o proprietário não regularize a situação, o automóvel será ofertado em leilão. Os recursos arrecadados com a venda serão revertidos às ações de assistência social promovidas pelo município. Iniciada em maio, a fiscalização mantém vistorias semanais. “Muitos desses carros armazenam água da chuva e servem como criadouro para insetos, animais peçonhentos e vetores de várias doenças – como a dengue – além de ocupar vagas de estacionamento e em alguns casos até prejudicar o trânsito”, completou Posseti.