Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 04/09/2017
  • Bairro Limpo recolhe vários caminhões de lixo no Jabuticabeiras e no 1º de Maio
  •  Seis caminhões de lixo e entulho de todo tipo foi o saldo do Programa Bairro Limpo, realizado pela Prefeitura nos parques Jabuticabeiras, Primeiro de Maio e Sete Alqueires. Lançada a pedido do prefeito Celso Pozzobom, a iniciativa atenderá dois ou mais bairros da cidade a cada fim de semana com uma limpeza completa – recolhimento de folhas ensacadas, entulhos, móveis velhos e serviços de conservação também serão realizados.

    Na última sexta-feira, 1º, foram coletadas folhas de árvores que os moradores recolheram e dispuseram em sacos plásticos. No sábado, equipes da Secretaria de Serviços Públicos recolheram três caminhões de móveis velhos, eletroeletrônicos e entulho (menos galhos de árvore) no Primeiro de Maio e mais duas cargas no Parque Jabuticabeiras. Nesta segunda, 4, o trabalho ficou completo com o recolhimento de resíduos no Sete Alqueires.

    O prefeito Celso Pozzobom acompanhou a limpeza das ruas, também nesta segunda-feira. “A Prefeitura, apesar de suas limitações, tem feito a sua parte na limpeza e conservação da cidade. Mas precisamos da adesão dos moradores, juntando o lixo de forma correta, separando os recicláveis e colocando o entulho na calçada apenas quanto o bota-fora estiver agendado”, solicitou.

    Além da limpeza, continuou o prefeito, “também estamos cuidando da conservação dos bairros, varrendo as ruas, podando a grama dos canteiros e logradouros públicos e orientando a população sobre areia, pedra e outros materiais de construção dispostos nas calçadas”, disse. Para Pozzobom, é uma obrigação da prefeitura manter a cidade limpa, mas esta obrigação é compartilhada com a comunidade, que não deve jogar resíduos em qualquer lugar, em locais públicos, canteiros ou terrenos baldios. “Isso cria um problema para a administração, que precisa retirar servidores, veículos e estrutura de outras atribuições para cuidar deste descaso com a nossa cidade”, lamentou.

    O secretário de Serviços Públicos, José Guimarães, coordenou pessoalmente o trabalho e confirmou que o Bairro Limpo terá continuidade já no próximo final de semana. “Só vamos confirmar nos próximos dias quais localidades serão atendidas. Esperamos que a população tome mais cuidado após a limpeza, colocando o lixo doméstico para coleta nos dias certos, bem como o reciclável, e evitando jogar entulho em locais públicos. Lugar de entulho é no aterro sanitário”, orientou.

    Outro resultado que o município espera com o Programa Bairro Limpo é disciplinar a população para não descartar entulhos de forma irregular, em locais proibidos. Alguns pontos com grande incidência do problema receberam limpeza e foram sinalizados com placas, orientando a população e informando sobre as penalidades para os infratores.

    O descarte irregular polui o ambiente, dificulta a manutenção da limpeza pública, agride os canteiros, favorece a proliferação de insetos e muitos materiais acumulam água, permitindo a reprodução de vetores como o mosquito transmissor da dengue. Além disso, afeta o aspecto visual da cidade, pode alimentar incêndios, provoca mau cheiro e exige trabalho extra dos servidores, que precisam fazer a coleta manualmente.

     
Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661