• 30/08/2017
  • Bairro Limpo inicia neste fim de semana nos parques Jabuticabeiras e 1º de Maio
  • Categoria: Infraestrutura
  •  No próximo final de semana a Prefeitura inicia em Umuarama o Programa Bairro Limpo, que começará pelo Parque Jabuticabeiras e Parque Primeiro de Maio. Determinado pelo prefeito Celso Pozzobom, o programa prevê atender um ou dois bairros da cidade a cada final de semana com uma limpeza completa, que inclui recolhimento de folhas ensacadas, entulhos e móveis velhos e também outros cuidados de conservação.

Nesta sexta-feira, 1º, serão coletadas as folhas de árvores que os moradores tiverem ensacado e deixado nas calçadas das residências. No sábado, 2, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos recolherão móveis velhos, eletroeletrônicos e entulho (com exceção de galhos de árvore). A coleta de lixo orgânico e materiais recicláveis será feita conforme a escala normal.

Na próxima semana, a Secretaria de Serviços Públicos fará um pente-fino com reparos, roçada de canteiros/ áreas públicas e cuidados de manutenção. “O programa será estendido a praticamente todos os bairros residenciais de Umuarama, nas próximas semanas. A programação ainda não foi estabelecida, mas nosso pessoal trabalha na organização e pretende realizar um serviço de grande abrangência, para dar uma nova \'cara\' às áreas residenciais da cidade”, comentou o prefeito Pozzobom.

Outro resultado que o município espera com o Programa Bairro Limpo é disciplinar a população para não descartar entulhos de forma irregular, em locais proibidos. Alguns dos pontos de maior incidência desse problema receberam uma limpeza recente e foram sinalizados com placas, orientando a população e informando sobre as penalidades para os infratores.

LEGISLAÇÃO

Conforme a Lei 2.971/2006, a multa para este tipo de infração é de R$ 275,25 se houver flagrante. A limpeza do entulho conta com uma equipe própria, sem deslocamento de servidores de outras funções, portanto a coleta ocorre conforme a demanda, atendendo pedidos e reclamações da população, em decorrência de denúncias, fiscalização ou indicação do problema.

Móveis velhos, utensílios domésticos não-recicláveis, restos de madeira e outros detritos de grande volume devem ser descartados no aterro sanitário. O descarte irregular polui o ambiente, dificulta a manutenção da limpeza pública, agride os canteiros, favorece a proliferação de insetos e muitos materiais acumulam água, permitindo a reprodução de vetores como o mosquito da dengue, zica vírus e febre chikungunya. “Além disso, afeta o aspecto visual da cidade, pode servir de combustível para incêndios, provoca mau cheiro e exige trabalho extra dos servidores que realizam a limpeza da cidade, pois a coleta é manual”, acrescenta o secretário de Serviços Públicos, José Guimarães.

A destinação dos resíduos é responsabilidade do gerador – ou seja, quem produz lixo, entulho ou outros detritos é responsável pelo descarte, que deve ser feito exclusivamente no aterro sanitário. Periodicamente caminhões da prefeitura recolhem resíduos, mas o município não conta com estrutura pessoal, nem veículos e equipamentos suficientes para cobrir todos os bairros em curto espaço de tempo. Reclamações e denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 (Ouvidoria) ou diretamente na Secretaria Municipal de Serviços Públicos (fone 3906-1135).