• 07/08/2017
  • Região de Umuarama liderou a geração de empregos no Paraná, em junho
  • Categoria: Qualidade de Vida
  •  A divulgação dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) em julho mostra o panorama de empregos formais no primeiro semestre do ano de 2017. O Paraná registrou saldo positivo de empregos, somando 21.621 novos postos de trabalho, sem considerar as declarações fora de prazo. No mês de junho, a Regional de Umuarama – composta por 23 municípios do Noroeste do Estado – foi a que teve maior destaque em número de empregos formais, ao registrar um saldo de 407 novos postos.

Para o prefeito Celso Pozzobom, o momento é de recuperação. "Tivemos dois anos muito difíceis para a economia, em 2015 e 2016, mas agora começamos a perceber sinais de recuperação mais consistentes. Neste momento, é muito bom ver Umuarama liderando a geração de empregos em todo Estado, no mês de junho, e trabalhamos para que estes números positivos continuem", afirmou.

O resultado se deve, na análise do secretário municipal de Indústria e Comércio, Douglas Bácaro, às contratações no setor da indústria (que geraram 247 postos de trabalho), agropecuária (172 postos) e serviços (63 postos). “Os números são regionais, por isso os reflexos podem ser sentidos em vários municípios. Umuarama, como polo da região, contribuiu para esse bom desempenho que mostra a recuperação gradual da nossa economia, que com esses números começa a se destacar em todo o Estado”, avaliou.

Junho tradicionalmente apresenta resultados menores do que os meses anteriores, devido ao período de entre safra e de sazonalidade de alguns setores. Das 19 Regionais, conforme a Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), oito apenas apresentaram saldo positivo de emprego, segundo informações do Caged. As cinco primeiras foram Umuarama (407 postos), Paranavaí (324), Ibaiti (275), Cornélio Procópio (272) e Irati com 122 postos.

Na regional de Umuarama, informa o diretor da Agência do Trabalhador, Clóvis Palozi, as ocupações que mais contrataram foram operador de máquinas para costura e peças do vestuário, com um saldo de 100 postos; fruticultura, com saldo de 78 postos; e trabalhadores agrícolas na cultura de gramíneas (indústria sucroalcooleira – cana-de-açúcar), com um saldo de 57 novos postos de trabalho.

“Podemos destacar ainda a ocupação da agricultura, com um saldo de empregos de 52 novos postos de trabalho”, acrescenta Palozi. Além da sede, outras cidades que tiveram destaque na região foram Cruzeiro do Oeste, com 127 novos postos; Pérola (45 postos formais de trabalho); Douradina, com um saldo de 38 postos; São Jorge do Patrocínio (34 postos); e Altônia (31 postos).

No geral, os setores que registraram maiores admissões foram os da indústria de transformação e agropecuária – saldo de 247 e 172 novos postos de trabalho, respectivamente. A Regional que registrou o 2º maior saldo de empregos do Estado foi a de Paranavaí, com 324 postos em junho.

O balanço do primeiro semestre coloca o Paraná na quarta posição do ranking País, atrás apenas dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. As três atividades que mais contrataram no acumulado de 2017 foram as de abate de suínos, aves e outros pequenos animais, com 3.259 postos, seguida da fabricação de açúcar bruto, com 2.973 postos, e confecções de peças do vestuário, com 1.864 postos.

Todas as áreas pertencem à Indústria de Transformação, um dos setores mais afetados pela crise em 2015 e 2016, e que voltou a apresentar números positivos neste início de 2017. O resultado do primeiro semestre de 2017 foi positivo mesmo com a retração dos empregos registrada em junho, quando o Estado apresentou saldo negativo de -3.561 postos, apesar do bom desempenho de algumas regionais – como a de Umuarama.