• 04/08/2017
  • Guarda Municipal realizou prisões em flagrante e apreendeu drogas em julho
  •  Com um efetivo de 31 membros, a Guarda Municipal de Umuarama (GMU) atendeu 412 ocorrências de natureza diversa durante o mês de julho. Os casos mais comuns foram denúncias de veículos estacionados de forma irregular (84), seguido de abordagem para verificação de suspeitos (54) e perturbação do sossego público (37 ocorrências). Mas houve também prisões em flagrante e apreensão de drogas.

O inspetor Valdiney Rissato, comandante da Guarda, destaca que a corporação tem como finalidade contribuir para a segurança da população umuaramense. “Nossa função é importante por zelar pelo bem dos cidadãos e da segurança, ao executar policiamento administrativo ostensivo e prevenção a infrações penais e administrativas em todo o território do município”, pondera.

Apesar do efetivo reduzido, o volume de atendimentos da Guarda Municipal – acionados por meio do telefone 153 – é considerável. Rissato informa que ao longo do mês passado, foram recebidas e atendidas 25 denúncias de pessoas em atitude suspeita (próximo a residências e comércios). Foram 23 casos envolvendo andarilhos, usuários sob efeito de drogas, embriaguez e mendicância; 19 ações de auxílio ao trânsito, controle do tráfego e interdição de via; também 19 ocorrências de outras naturezas.

O balanço, apresentado nesta semana, inclui auxílio ao trânsito e informações de sinalização (12 casos); atendimento a ocorrências envolvendo animais em geral (10); situações de insegurança na Estação Rodoviária e imediações (12); e também casos de maior gravidade como prisões em flagrante (6), apreensão de drogas (4), apreensão de veículo e motocicleta (2), acidentes de trânsito com e sem vítimas (10), embriaguez ao volante e direção perigosa (2), denúncia de tráfico de drogas (3), pipa com linha de cerol (2) e vandalismo contra o patrimônio público (2).

A Guarda cumpriu ainda ofícios do Ministério Público para encaminhamento ao Hospital Psiquiátrico Santa Cruz (4), apoio ao Corpo de Bombeiros/SAMU (8), abordagens de trânsito (7), apoio a ocorrências no Pronto Atendimento e hospitais (9), denúncia de pessoas em atitude suspeita em próprios municipais (1), ocorrências de furto e ou roubo (7), em escolas (4) e via monitoramento (3), além de apoio aos fiscais da prefeitura, à Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Centro Pop, Zona Azul, clínicas, hospitais e postos de saúde, encaminhamento para abrigo e assistência social.

A sede da Guarda Municipal está localizada na Avenida Padre José Germano Neto Junior, 3502 – Zona Armazém, e o e-mail de contato é o gmu@umuarama.pr.gov.br