• 04/08/2017
  • Acesf restaura cruzeiro e adéqua locais para queima de velas
  •  As melhorias programadas pela Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf), por recomendação do prefeito Celso Pozzobom, continuam sendo implantadas no Cemitério Municipal de Umuarama. Recentemente foi implantada ligação de esgoto dos banheiros à rede da Sanepar, que estendeu um ramal da Rua Gralha Azul, para esta finalidade. Agora a equipe trabalha na reforma do cruzeiro, local onde os visitantes realizam orações e queimam velas em memória dos entes ali sepultados.

Utilizando mão de obra própria, para reduzir os custos, a Acesf está reforçando a estrutura do cruzeiro e aumentando o anel lateral, que durante as visitas da semana do Dia de Finados (2 de novembro) terá um espelho d'água para que a parafina das velas não grude no piso. “Esse é um cuidado que passaremos a ter, a partir de agora, para facilitar a limpeza, preservar o monumento e evitar a contaminação do solo pelos materiais químicos presentes nas velas”, explicou o diretor, Vicente Fernandes Resende.

A mudança inclui a construção de um ‘degrau’ para queima de velas e também a implantação de canaletas com areia lavada na praça do cruzeiro, “uma medida que também facilitará a limpeza e evitará o contato da parafina derretida com o solo”, acrescentou. O objetivo é evitar que os visitantes queimem as velas diretamente no chão, seja na calçada ou no gramado.

O cruzeiro receberá uma nova pintura, com tinta refletiva, e será iluminado por um potente holofote. “A ideia é melhorar o aspecto daquele espaço, que simboliza a fé de muitas pessoas que visitam o Cemitério de Umuarama. Com a pintura, durante a noite o cruzeiro será visto de forma reluzente por quem passar do lado de fora dos portões”, completou Vicente.

Um conjunto de bancos de madeira, no entorno da praça do cruzeiro, também está passando por reformas. As novas madeiras já foram entregues e os servidores da Acesf farão a substituição e o acabamento nos próximos dias. “Nossa equipe mantém a limpeza constante não apenas das ruas, mas também dos espaços entre os túmulos. Recentemente, fizemos a pintura da sede administrativa, da parte interna das capelas mortuárias, muros e reparos nas calçadas. Eliminamos uma erosão e completamos os reparos e pintura nos banheiros e corrimãos, além do meio-fio”, encerrou.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto