Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 10/07/2017
  • Bosque Uirapuru é recuperado e está praticamente livre dos caramujos
  • Categoria: Saúde
  •  As ações realizadas na recuperação e manutenção do Bosque Uirapuru, a partir de fevereiro deste ano, deram uma nova ‘cara’ a um dos locais públicos mais frequentados em Umuarama. A situação de abandono notada no início do ano deu lugar a uma área verde bem cuidada, limpa e com a conservação em dia. Outro avanço foi o controle da infestação de caramujos africanos, que chegou a afastar muitos frequentadores, temendo as doenças que o molusco pode transmitir – entre as quais um tipo de meningite.

    A limpeza tem sido feita com o empenho de zeladores fixos, que atuam no Bosque em período integral. O secretário municipal de Serviços Públicos, José Guimarães, explica que as atividades são contínuas. “O pessoal tem trabalho para o dia todo, durante a semana inteira. A área é extensa, a vegetação solta muitas folhas e se a gente não cuidar o tempo todo, depois é necessário envolver muitos servidores para dar conta do trabalho”, explicou. Com dois servidores fixos, cuidando do bosque e mantendo a academia de esportes limpa, a conservação pode ser feita sem atropelos.

    Nos últimos dias, a Secretaria de Serviços Públicos, com apoio do pessoal de Obras, realizou uma série de serviços complementares que melhoraram o ambiente para os visitantes e também o aspecto visual. A grama da frente foi aparada, o meio-fio recebeu pintura, bem como as muretas e o portal de entrada do bosque, que também foram pintados. As quadras de futebol e vôlei de areia foram restauradas, tornando-se mais confortáveis para crianças e jovens que praticam esses esportes. O parquinho infantil também recebeu cuidados, embora ainda esteja prevista uma reforma completa com a substituição de alguns brinquedos.

    A segurança dos frequentados é outra preocupação do prefeito Celso Pozzobom. “Tenho recomendado cuidado especial com a iluminação e por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) temos monitorado insetos, caramujos e outros animais que vivem no bosque”, disse o prefeito. Um dos resultados dessa ação foi a retirada de mais de 630 quilos de caramujos africanos do meio da mata.

    “Quando começamos o controle, em fevereiro, o bosque estava infestado. Havia caramujos em toda parte, nas árvores, na vegetação rasteira, nas pistas de caminhada, bancos, churrasqueiras, em qualquer lugar que conservasse um pouco de umidade”, explica o coordenador da Covisa, Flávio Posseti. Com a equipe da Vigilância Ambiental e da Sanitária, além de parceiros e voluntários – inclusive a presença do prefeito Celso Pozzobom e de secretários municipais – foram recolhidos quase 300 quilos de caramujos apenas em fevereiro.

    As ações de coleta continuaram e mês a mês o volume foi diminuindo – foram 246,8 quilos em março, 67,4 kg em abril, 10,7 kg em maio e 9,2 kg em junho – totalizando 632,4 quilos em cinco meses. “O volume é expressivo, mas pelo decréscimo da coleta mensal podemos afirmar que a situação agora está sob controle. Erradicar esse animal do bosque é praticamente impossível, porque cada indivíduo se reproduz com facilidade e gera muitos filhotes. Mas com o manejo constante é possível controlar a sua população e evitar riscos maiores”, acrescentou Posseti. Os caramujos recolhidos são enterrados em uma área do Aterro Sanitário Municipal, abaixo de uma camada de cal virgem, o que permite a eliminação.

    “Envolvemos as secretarias de Serviços Públicos, de Obras, da Agricultura e Meio Ambiente e também da Saúde, por meio da Covisa, além da Guarda Municipal, para assegurar um local agradável e seguro para a população praticar caminhada, esportes de areia, academia, cancha de bolha e um espaço também para quem quer refletir, ler. Enfim, o bosque oferece uma série de possibilidades para o lazer e a saúde da população. Por isso, vamos continuar cuidando bem desse cartão-postal de Umuarama”, completou o prefeito Celso Pozzobom.

  • Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto
Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661