• 03/04/2017
  • Prefeito leva vereadores e deputados para acompanhar andamento de obras
  • Categoria: Infraestrutura
  •  O prefeito Celso Pozzobom convidou vereadores, secretários municipais e os deputados estaduais Fernando Scanavaca e Márcio Nunes para visitar obras em execução no município, que poderão ser beneficiadas com recursos dos financiamentos aprovados pelo governo do Estado para a Prefeitura de Umuarama, após autorização da Câmara Municipal. Na tarde desta sexta-feira, 31, a comitiva esteve no Aterro Sanitário Municipal, na Estação Rodoviária Metropolitana e no Centro de Eventos, acompanhando o andamento das obras.

No aterro, Pozzobom explicou que a construção da nova célula de deposição de lixo deveria ter sido iniciada em 2016, por ter sido licitada no meio do ano passado. “A capacidade da célula atual já havia expirado, mas por falta de recursos a obra ficou para 2016. Com isso, os custos foram corrigidos e o preço aumento de R$ 535,3 mil para R$ 690,2 mil. Mas agora a obra está em fase de conclusão. A geomembrana está sendo colocada e talvez em 10 dias o trabalho seja concluído”, afirmou.

O diretor de Agricultura e Meio Ambiente do município, Elídio Pavan, explicou que a expectativa de utilização da nova célula é de 15 a 18 anos, “podendo chegar a 20 anos se o manejo for feito corretamente”, acrescentou. “Para isso, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente e aporte do município, vamos adquirir um trator de esteira pesado, para manejo e compactação do lixo, garantindo o máximo aproveitamento deste espaço”, emendou o prefeito.

A construção da nova rodoviária terá recursos dos financiamentos aprovados junto ao governo do Estado. A obra não parou, mas o ritmo foi bem reduzido por conta das dificuldades da Prefeitura em aportar recursos da contrapartida, que são volumosos. “Para se ter uma ideia, ainda falta ao município investir R$ 6,1 milhões nesta obra, enquanto o convênio com o governo do Estado prevê o investimento de mais R$ 5 milhões”, avaliou o prefeito. Segundo ele, já foram gastos R$ 5,4 milhões e ainda faltam R$ 11,2 milhões.

O custo inicial da nova rodoviária era R$ 14,5 milhões. Com o andamento da obra, foram necessários mais R$ 2,1 milhões em aditivos, elevando a conta para R$ 16,6 milhões. “Com a aprovação dos financiamentos para a contrapartida do município, o ritmo da obra será acelerado. A empreiteira está fazendo tomada de preços para a cobertura e logo deve aumentar a mão de obra para imprimir novo ritmo às obras”, afirmou Pozzobom.

A visita foi encerrada no Centro de Eventos, obra iniciada há quase 10 anos e que – faltando menos de 10% para a conclusão – encontra-se parada por falta de repasses do convênio com o governo federal. “Ainda temos dois contratos vigentes com empreiteiras e uma delas, inclusive, tem obras já realizadas que ainda não foram pagas pelo governo. Por isso, não há previsão de retomada na construção”, informou o prefeito. “O que podemos fazer agora é buscar o apoio dos nossos representantes para pressionar o governo federal a liberar os recursos que faltam – cerca de R$ 1 milhão – para a conclusão, antes que a estrutura comece a se deteriorar antes mesmo de ser utilizada”, lamentou o prefeito.

O investimento no Centro de Eventos já passa dos R$ 11 milhões. A primeira etapa (construção do galpão) custou R$ 4 milhões. Depois, foram aplicados mais R$ 1,3 milhão em obras de infraestrutura (2ª etapa) e R$ 1,7 milhão na construção do foyer – que ainda não está concluída. O auditório (3ª etapa) está pronto, aguardando apenas os equipamentos, e custou mais R$ 3 milhões. A quarta etapa, que compreende obras complementares, aguarda a liberação de R$ 1 milhão.

Diante da presidente da Câmara, Maria Ornelas, e dos vereadores Ana Novais, Deybson Bitencourt, Edvaldo Ceranto Júnior, Mateus Barreto, Newton Soares, Noel Bernardino e Ronaldo Cardoso, o prefeito Celso Pozzobom agradeceu o apoio dos deputados estaduais Fernando Scanavaca e Márcio Nunes, que tem defendido os pleitos do município junto ao governo do Estado.

“Devemos valorizar nossos representantes, pois com o apoio deles conseguimos rever nossa capacidade de endividamento e assegurar recursos para retomar a obra da rodoviária e investir em outros projetos para acelerar o desenvolvimento de Umuarama. No caso do Centro de Eventos, contamos com os deputados em Brasília para concluir o quanto antes esta importante obra e entregá-la para o uso da população. O trabalho precisa continuar”, completou Pozzobom.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto