• 03/04/2017
  • Em parceria com Estado, Prefeitura investirá R$ 15 milhões em obras
  • Categoria: Infraestrutura
  •  Até o final de abril, Umuarama receberá a visita do governador Beto Richa para confirmar uma série de investimentos, principalmente em obras de infraestrutura. Em contato recente com o governador, ao lado dos deputados estaduais Fernando Scanavaca e Márcio Nunes, o prefeito Celso Pozzobom acertou a contratação de R$ 15 milhões em financiamentos para uma série de obras – dentro da capacidade de endividamento do município, que foi estabelecida em R$ 27,8 milhões.

São recursos para obras necessárias ao bem-estar da população e ao desenvolvimento da cidade, como a conclusão da Estação Rodoviária Metropolitana, recapeamento asfáltico em trechos deteriorados e pavimentação de novas vias. Entre as obras, Pozzobom destaca a ligação da Avenida Ariovaldo Rodrigues de Morais até a rodovia PR-323, no Jardim Espanha, e o acesso do Parque Dom Bosco ao Parque Bonfim, criando duas novas rotas de acesso ao centro da cidade.

Alguns projetos já estão em andamento e precisam ser finalizados, como a nova rodoviária – onde o município investirá R$ 5,6 milhões com os recursos destes financiamentos autorizados pelo governador – e também obras projetadas que ainda não começaram por falta de recursos. “Como a situação financeira da Prefeitura é complicada e não há disponibilidade de recursos próprios, a saída foi buscar financiamentos. Mas tudo isso está sendo feito com muito critério, muita responsabilidade, dentro da capacidade de pagamento do município. Queremos criar as condições adequadas para o desenvolvimento e a satisfação da população sem comprometer o futuro de Umuarama”, afirmou o prefeito.

HABITAÇÃO

Na Companhia Habitacional do Paraná (Cohapar), Pozzobom negocia um convênio para a construção de pelo menos 300 unidades habitacionais para atender prioritariamente moradores dos distritos de Serra dos Dourados, Santa Eliza e Lovat. “Já temos os terrenos disponíveis e a negociação está adiantada. Também queremos construir algumas moradias para famílias que vivem e trabalham em pequenas propriedades rurais. Serão casas de 42m² com possibilidade de ampliação. As tratativas estão bem encaminhadas com a Cohapar”, informou.

SANEAMENTO

Na Sanepar, foram confirmados os investimentos anunciados recentemente para ampliação do sistema de captação e tratamento de água para abastecimento da população, no rio Piava, e também a melhoria da coleta e tratamento de esgotos. “Com a construção de quatro estações elevatórias e expansão da rede, a Sanepar quer ampliar a cobertura do sistema para 92% da população, um dos maiores índices do país.

AEROPORTO

O prefeito Celso Pozzobom e os deputados trataram sobre os investimentos na reforma e ampliação do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho, na Secretaria de Infraestrutura e Logística. “Os projetos estão prontos e a captação de recursos para as obras está adiantada, porém ainda não é possível anunciar a licitação para contratar os serviços, o que pretendemos fazer em breve”, disse o prefeito.

MAIS OBRAS

Ainda na Infraestrutura e Logística, com o secretário Pepe Richa, o prefeito solicitou a liberação de vigas para construção de duas pontes novas no Parque Laranjeiras e na ligação entre o Jardim Petrópolis e o Parque San Remo. “Serão obras definitivas, para substituir as pontes atuais e resolver de vez o problema”, afirmou.

Pozzobom solicitou apoio do Estado para a recuperação da Estrada Boiadeira, desde o Encruzo dos Goianos (cruzamento com a rodovia PR-482) até o distrito de Serra dos Dourados. O trecho de estrada de chão encontra-se intransitável. “A Prefeitura propôs uma parceria com o DER para recuperar a via e atender aos proprietários rurais que transitam pela estrada, transportando a produção agropecuária”, disse.

Com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, e o governador Beto Richa e os deputados, Pozzobom tratou ainda da instalação da Região Metropolitana de Umuarama, que será discutida numa reunião com os prefeitos das cidades abrangidas. Para a instalação é necessário o interesse dos prefeitos, pois Umuarama sozinha não suporta a RMU.

“Por isso, a equipe do Ratinho Júnior virá explicar aos prefeitos o que representa de fato a região metropolitana, quais vantagens ela pode trazer para a Amerios e também quais os custos. Vai ser uma reunião decisiva. Mesmo sem estar instalada, a RMU já rendeu milhões em benefícios para a região – através de subsídios na construção de moradias pelo Programa Minha Casa Minha Vida”, lembrou Pozzobom.

• Galeria de Fotos
  • Foto