• 30/03/2017
  • Prefeitura cria comissão para discutir loteamentos localizados na APA do Piava
  •  A Prefeitura de Umuarama vai compor uma comissão para analisar a instalação de loteamentos em implantação parcialmente dentro do perímetro da Área de Proteção Ambiental do Rio Piava, manancial que abastece a cidade com água potável. Em reunião na manhã desta segunda-feira, 27, o prefeito Celso Pozzobom defendeu um debate mais aprofundado sobre o assunto, considerando pareceres de todos os lados envolvidos.

De acordo com o prefeito, antes de o município tomar posição na questão é necessário analisar os pareceres técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Conselho Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal e Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos e dos responsáveis pelo loteamento. “A questão é muito ampla e importante. Diz respeito à conservação do único manancial de onde podemos captar água para tratamento e distribuição à população e também a expansão urbana de Umuarama”, afirmou.

Por isso, Pozzobom determinou a constituição da comissão com representantes dos principais setores envolvidos e também da Câmara de Vereadores, responsável pela análise e aprovação de leis que eventualmente sejam necessárias para regulamentar a questão. “Precisamos de uma posição definitiva, embasada na legislação, até porque não se pode deixar margem para precedentes. O que a comissão definir valerá para consultas futuras quanto à utilização de terras dentro da APA e a expansão urbana naquela direção”, completou.

Além do prefeito Celso Pozzobom, a reunião desta segunda-feira teve a presença do presidente do Conselho do Meio Ambiente, Paulino Alves de Almeida, dos secretários de Gabinete e Gestão Integrada, Luiz Genésio Picoloto, de Obras e Planejamento Urbano, Isamu Oshima, do vice-prefeito Hermes Pimentel da Silva, do diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Elídio Pavan, além de vereadores, Instituto Ambiental do Paraná e representantes da empresa responsável pelo loteamento que provocou a discussão e da sociedade civil.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto