• 29/03/2017
  • Reperfilamento recupera condições de tráfego e ruas de dois bairros
  • Categoria: Infraestrutura
  •  Para melhorar as condições de tráfego e segurança em ruas dos bairros de Umuarama, a Prefeitura vem realizando obras de reperfilamento asfáltico. Após o serviço, que apesar de ser feito rapidamente assegura boas condições ao pavimento por um longo período, a Diretoria de Trânsito (Umutrans) vai providenciar nova sinalização das vias.

Nesta terça-feira, 28, o trabalho foi feito na Rua Lions, Jardim Lisboa, nas imediações do Clube Português, e nesta quarta-feira deve ser estendido à rua Las Vegas, no Parque San Marino. “São trechos em que o pavimento foi muito danificado pelas chuvas, onde um serviço tapa-buraco já não era mais suficiente. O ideal é fazer reperfilamento ou recape asfáltico, porém este trabalho depende da disponibilidade de recursos e material e nem sempre é possível”, explicou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

O encarregado pelo serviço, o servidor Valdivino Manoel de Oliveira (popular Gerevine), informou que estão sendo usadas cerca de 60 toneladas de massa asfáltica (concreto betuminoso usinado a quente – CBUQ) para o trabalho nas ruas Lions e Las Vegas. Ele explica que é necessário interromper a passagem e pedestres durante as obras, porém em questão de horas a via pública é liberada.

O trabalho é rápido e duradouro. A pista recebe uma camada de piche e depois a massa asfáltica pronta, que é espalhada de maneira uniforme e compactada com rolo compressor. A durabilidade do reperfilamento é de três a cinco anos, dependendo do volume de tráfego sobre a pista”, acrescentou Gerevine.

Para o prefeito Celso Pozzobom, além de proporcionar segurança e conforto aos usuários, a conservação das vias públicas é necessária para o desenvolvimento da cidade. “Precisamos cuidar bem das nossas ruas e isso exige investimentos volumosos. A malha viária de Umuarama é bem extensa e a manutenção deixou a desejar nos últimos meses. Temos recebido muitos pedidos de serviços, como tapa-buraco e reperfilamento, e vamos atendendo na medida do possível, dentro de um planejamento que contempla todas as áreas do serviço público na cidade”, completou.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto