• 17/03/2017
  • Pequenos produtores de leite recebem recarga de nitrogênio
  • Categoria: Diversos
  •  Pequenos produtores de leite que participam do Programa Municipal de Inseminação Artificial em Umuarama tiveram os botijões utilizados no processo recarregados com nitrogênio. A recarga foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Foram distribuídos 317,5 litros de nitrogênio líquido – material destinado para criopreservação do sêmen, usado para inseminação quando as vacas entram no cioA qualidade do plantel bovino é garantia da manutenção da produção de leite de Umuarama. “A recarga dos botijões é uma necessidade dos produtores e precisa ser feita periodicamente, para não interromper o processoA próxima está agendada para daqui 40 dias”, informou o diretor de Agricultura e Meio Ambiente do município, Elídio Pavan.

O veterinário Juliano Pianowski explica que além da garantia do abastecimento de nitrogênio, está em tramitação um contrato com os fornecedores de sêmen, que serão adquiridos pelo município e posteriormente distribuídos aos produtores. “Queremos ajudar os produtores a melhorar a qualidade do rebanho, o que refletirá no aumento da produção leiteira, com resultados no curto, médio e longo prazo”, argumentou.

O prefeito Celso Pozzobom reforça que o incentivo ao desenvolvimento da bovinocultura de leite será tratado com prioridade nesta gestão, “pois essa é uma das principais atividades econômicas do município e o nosso diretor da Agricultura e Meio Ambiente, Elídio Pavan, coordenará este trabalho ao lado da equipe da secretaria”, completou. De acordo com o prefeito, Umuarama já é destaque na produção de carne bovina e, com o incentivo e a orientação correta, pode se tornar um grande produtor de leite em caráter estadual.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto