• 23/02/2017
  • Carnaval de Umuarama volta em 2018
  • Categoria: Diversos
  •  O prefeito Celso Pozzobom confirmou, nesta quarta-feira, a intenção de apoiar a realização do Carnaval de rua em Umuarama a partir de 2018. Neste ano não haverá desfile, mas para o ano que vem a ideia é colocar a escola de samba na avenida e lançar novidades para manter a tradição da folia. Uma delas será o incentivo à formação de blocos carnavalescos.

“Essa é uma tradição cultural importante da nossa população. Há décadas, com muito esforço e dedicação, a Escola de Samba Unidos da Vila Tiradentes proporciona espetáculos para o público na Avenida Paraná. Infelizmente neste ano houve tempo para desenvolver um projeto de apoio do município, pois assumimos a administração há menos de dois meses. Mas para 2018, já estamos conversando e vamos preparar uma festa muito bonita para toda a população”, afirmou Pozzobom.

Sem o incentivo financeiro do município, e também devido às condições de saúde do idealizador Armando da Silva, o Velho Armando – ao lado de sua esposa Marilza de Barros –, a escola de samba desistiu mais uma vez da realização do desfile – que não acontece desde 2015. A diretora da Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama, Vera Lúcia de Oliveira Borges, sugeriu que a escola monte um projeto visando resgatar a tradição.

Segundo ela, a administração quer ajudar. “É necessário, porém, que a escola de samba monte um projeto até novembro deste ano, pois o Carnaval de 2018 será no início de fevereiro. Para não corrermos nenhum risco quanto aos prazos, e nem preparar as alegorias e fantasias em cima da hora, é importante definir os detalhes com bastante antecedência”, explicou Vera Lúcia.

Outra proposta de Pozzobom é envolver mais a comunidade nos festejos. “Precisa ser uma festa de família, atrativa para crianças, adultos e a terceira idade. Por isso vamos estimular a criação de blocos carnavalescos e, se possível, definir um trecho da Avenida Paraná – entre as praças Arthur Thomas e Miguel Rossafa – para a circulação dos blocos”, acrescentou, o prefeito.

A concentração e desfile dos blocos – trajados com camisetas temáticas e outros adereços – seria um pré-carnaval, realizado uma semana antes do desfile da escola de samba. “Temos bons exemplos de festas carnavalescas que deram certo em outras cidades e acredito que os blocos terão uma ótima receptividade junto à população. Existe uma cobrança da sociedade neste sentido e queremos promover uma festa alegre, sadia e divertida para todos”, completou Pozzobom.

TERCEIRA IDADE

Nesta quarta-feira, 22, o prefeito Celso Pozzobom prestigiou o grito de carnaval dos grupos de terceira idade atendidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). O Projeto Vida Ativa Melhor Idade teve uma folia bem animada no Salão Santa Clara, da Paróquia São Francisco de Assis. A festa é tradicional e garante momentos de lazer, diversão e alegria para os mais de 200 integrantes do projeto, distribuídos por grupos em diversos bairros da cidade.

“É um momento de descontração e alegria que promovemos para que as pessoas dos vários grupos possam se encontrar, socializar e passar bons momentos. O ambiente ajuda a perpetuar a tradição, combate o estresse, dá um 'chega pra lá' na tristeza e promove o encontro dos amigos”, afirmou o diretor de Esporte e Lazer do município, Jeferson Gabriel Ferreira.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto