• 23/02/2017
  • Procon realizou mais de 1 mil atendimentos em janeiro
  • Categoria: Diversos
  •  O Procon de Umuarama realizou 1.006 atendimentos ao consumidor no primeiro mês do ano. O número foi informado pela diretora do órgão de defesa do consumidor, Elisabete Nishihara. Ela lembra que mais da metade das reclamações (62%) foi resolvida, enquanto o restante (38%) foram consideradas improcedentes ou resultaram em processo administrativo por falta de acordo entre as partes.

Mais de 20% das reclamações (274 no total) estão relacionadas às operadoras de telefonia móvel, que lidera a lista de desacordos. Bancos, financeiras e demais serviços de crédito também apresentaram grande volume de demandas (225) e problemas com a aquisição de produtos aparecem a seguir, com 117 queixas. As demais reclamações referem-se à prestação de serviços (61), internet e comunicações (24), Copel (28) e Sanepar (26). Planos de saúde (9), TV a cabo (5) e supermercado (1) encerram a lista.

Houve ainda 169 pedidos de informação e consulta aos pré-atendimentos e 56 reclamações diversas. “Desse total, 520 atendimentos foram resolvidos, o que é um número muito positivo. Outros foram discutidos em audiências entre fornecedor e consumidor, em busca de um acordo, e apenas quando não houve acerto a questão foi remetida à justiça”, lembrou a diretora Elisabete.

HORÁRIO

Parte deste alto volume de atendimento é atribuída ao horário diferenciado de funcionamento do Procon, das 8h às 14h em turno único (sem intervalo). “Esse horário permite que os consumidores possam fazer suas reclamações no intervalo para o almoço. Como a maioria das pessoas trabalha fora, em horário comercial, se não fosse o turno único elas não teriam como registrar suas queixas pessoalmente. O atendimento até aumentou quando foi implantado o novo horário”, relatou a diretora.

Nesta quinta-feira, o Procon terá uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon), às 10h, para deliberar sobre a utilização de recursos do Fundo Municipal do Consumidor para aquisição de móveis, equipamentos e insumos para o funcionamento da sede própria do órgão, na Avenida Presidente Castelo Branco, próximo à Praça Santos Dumont. “Precisamos mobiliar e equipar a nova sede, o que se dará por meio de licitação, e também garantir recursos para a sua manutenção. Por isso, dependemos da aprovação do conselho para utilizarmos recursos do fundo”, completou.

O Condecon é formado por representantes da Prefeitura (Procuradoria Jurídica, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Vigilância em Saúde), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) e pelo Ministério Público.