• 13/01/2014
  • Famílias do Conjunto Sonho Meu terão na próxima semana últimas reuniões antes da inauguração, dia 24
  • Categoria: Infraestrutura
  • As 603 famílias selecionadas para morar nas casas da primeira etapa do Conjunto Habitacional Sonho Meu, construído através do Programa Minha Casa Minha Vida, através de parceria entre o município de Umuarama e o governo federal, terão na próxima semana as últimas reuniões técnicas antes da inauguração do empreendimento. Eles foram divididos em quatro grupos e serão recebidos por técnicos da Secretaria Municipal de Habitação e Projetos Técnicos e por funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) de Maringá e Curitiba, para a definição dos últimos detalhes.
    As reuniões estão marcadas para os dias 16 e 17, quinta e sexta-feira da semana que vem, no anfiteatro da prefeitura. “Como são 603 famílias, dividimos os futuros moradores do Sonho Meu em quatro grupos. O verde se reúne a partir das 9h do dia 16, enquanto o azul será recebido à tarde, às 14h. No dia 17 é a vez do grupo laranja, pela manhã, e do verde a partir das 14h”, informou o secretário municipal de Habitação e Projetos Técnicos, Márcio Maia.
    A partir de segunda-feira, as famílias devem procurar a Diretoria de Habitação – no antigo prédio do Fórum – para retirar os convites necessários para participar das reuniões técnicas. “Esperamos que entre segunda e quarta-feira todas as famílias retirem os convites. É muito importante que elas participem das reuniões porque detalhes importantes, inclusive referentes ao contrato de aquisição do imóvel, serão discutidos e definidos nesses encontros”, reforçou a diretora de Habitação, Meire Fais.
    A inauguração da fase um do Conjunto Sonho Meu está marcada para dia 24 de janeiro, às 9h. Junto com a fase dois e os lotes vendidos a preços subsidiados para famílias que vão construir as próprias moradias, o empreendimento é um dos maiores da história local, viabilizado com um grande esforço do prefeito Moacir Silva para combater o deficit habitacional em Umuarama.
    A primeira etapa – com 603 unidades – está pronta, recebendo os últimos retoques para a inauguração, que deverá atrair autoridades de expressão nacional a Umuarama. A etapa seguinte teve as empreiteiras classificadas e a vencedora deve ser anunciada pela Caixa em breve. Serão mais 454 moradias, que já contam com toda a infraestrutura implantada.
    “Em seguida vamos liberar a construção de casas pelos próprios moradores, na parte dos 394 lotes urbanizados”, acrescentou o secretário Márcio Maia. As famílias que construirão nos lotes urbanizados estão prestes a iniciar as obras. Os futuros moradores estão dando entrada na documentação, no setor de Planejamento da Prefeitura, e aguardam o alvará autorizando a construção. As ordens de serviço (declaração de início de obra) devem ser emitidas e o prazo da Diretoria de Habitação para que as obras sejam iniciadas é de 90 dias. Para conclusão, o limite é de 18 meses.
    As famílias que compraram terrenos e estão com as prestações em dia devem procurar a Diretoria de Habitação para orientações com o Número de Identificação Social (NIS). “Elas podem escolher entre os projetos oferecidos gratuitamente pela diretoria, com 40, 50, 60 ou 70 m², ou podem optar por projetos próprios contratados junto a engenheiros ou arquitetos”, afirmou Maia. Com a ordem de serviço, os beneficiários devem pedir à Copel e Sanepar as ligações de energia elétrica e água.
    O novo bairro conta com ruas asfaltadas e sinalizadas, iluminação pública, energia, água e esgoto instalados, galerias pluviais e arborização. O bairro terá escola municipal, creche, quadra de esportes, área de lazer com campo de futebol, pista de caminhada e futuramente um posto de saúde. No total, o empreendimento terá 1.511 unidades residenciais, comerciais e pequenas indústrias para gerar empregos aos moradores.
    Uma ligação ao centro da cidade através de via marginal está sendo construída para garantir segurança aos moradores, eliminando a necessidade de transitar pela rodovia PR-489. Alguns trechos já estão pavimentados (do lado esquerdo da rodovia, no sentido a Xambrê) e nos demais o trabalho está bem adiantado, devendo ficar pronto até a data da inauguração.
    MAIS CASAS
    O prefeito Moacir Silva confirmou recentemente a construção de mais um conjunto de moradias populares em parceria com o governo federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida. A prefeitura intermedia a negociação entre uma grande empreiteira e a CEF para a construção de 700 casas numa área próxima de onde está sendo implantando o Conjunto Sonho Meu, às margens da rodovia PR-489 (saída para Xambrê).
    “Estamos consolidando o Sonho Meu, que neste ano terá o início da segunda etapa e a liberação dos terrenos para que os futuros moradores construam suas moradias. Nos próximos meses, teremos o lançamento deste novo conjunto – cuja construção pode ser iniciada ainda no primeiro semestre – e além disso realizamos, com recursos do Ministério da Integração Regional e contrapartida do município, um grande programa de reassentamento para atender famílias que vivem irregularmente na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava, com 110 unidades”, acrescentou o prefeito, forçando a prioridade com que a administração trata a questão habitacional dede o início de sua primeira gestão.
    “Umuarama registra um dos crescimentos mais significativos no setor imobiliário em todo o Estado e em parceria com o governo federal conseguimos atender à população em todos os níveis econômicos. O Minha Casa, Minha Vida garante o aceso de famílias de baixa renda à casa própria. Graças a esse trabalho, as opções são muitas e hoje ter casa própria em Umuarama é um sonho bem possível de ser realizado”, completou o prefeito.

Eduardo Santos
     Fotos:José Anselmo Sabino