• 13/12/2012
  • Zona Azul de Umuarama terá parquímetros em 2013
  • Categoria: Defesa Social
  •

A coordenadora da Caiuá Assessoria, Consultoria e Planejamento, que administra a Zona Azul em Umuarama, Luciana Kohn, esteve na manhã desta quarta-feira, 12, com o prefeito Moacir Silva, na Prefeitura. Ela veio apresentar um dos modelos do parquímetro, que será instalado para controlar o estacionamento rotativo de Umuarama, no ano que vem. O dispositivo será diferenciado por cores (para automóveis e motos) e poderá controlar de 5 a até 10 vagas.

As orientadoras passarão a trabalhar na fiscalização, já que o próprio motorista definirá no equipamento o tempo de ocupação das vagas, que passam a ser numeradas. A empresa garantiu ao prefeito Moacir Silva que não haverá demissões. Serão instalados cerca de 400 parquímetros, para utilização nas cerca de 3 mil vagas da Zona Azul.

“A empresa está atendendo sugestão do prefeito Moacir Silva para modernizar e dinamizar o sistema de estacionamento rotativo, permitindo que o usuário passe a pagar apenas pelo tempo exato em que ocupar a vaga, já que a cobrança será feita minuto a minuto”, explicou Luciana Kohn.

O sistema rotativo era uma necessidade antiga do trânsito de Umuarama, sufocado pelo aumento constante da frota sem a ampliação na oferta de estacionamento. A Zona Azul foi implantada por iniciativa do prefeito Moacir Silva para a ocupação racional das vagas disponíveis, garantindo maior comodidade aos motoristas e a fluidez ao tráfego. “Com a rotatividade de vagas os motoristas deixam de ficar ‘rodando’ atrás de um lugar para estacionar, o que também traz mais de segurança ao trânsito e comodidade para quem vem a Umuarama fazer suas compras no variado centro comercial”, resumiu o prefeito Moacir Silva.

Texto/Eduardo Santos

Fotos/J.A.Sabino