• 05/12/2012
  • Tiro de Guerra troca comando e entrega certificados aos reservistas
  • Categoria: Defesa Social
  • O Tiro de Guerra 05.012 realizou, na noite do último sábado, 1º, a formatura da turma de jovens que prestou o serviço militar obrigatório em 2012. Na mesma solenidade, o subtenente Eloi Marins, chefe de instrução da unidade do Exército, se despediu de Umuarama – transferido para Aragarças (GO) – e passou o comando para o subtenente Prado, que veio de Ponta Grossa. O prefeito Moacir Silva, presidente da Junta do Serviço Militar (JSM) e diretor de honra do TG, prestigiou a cerimônia.

Dos 150 atirados matriculados na turma deste ano, 137 concluíram o serviço militar e receberam o Certificado de Reservista. Alguns deles se destacaram e também receberam diplomas de honra ao mérito. O prefeito Moacir relembrou os tempos de atirador, tendo servido ao Exército na década de 70, no Tiro de Guerra de Umuarama, e ressaltou os conhecimentos e valores repassados aos jovens, durante a instrução militar.

“Outra atenção importante dada à juventude na atual administração, e uma de nossas maiores preocupações, é a criação de oportunidades de trabalho para os jovens. Além de qualificação e vontade de trabalhar, eles precisam de oportunidade já que se lançam no mercado de trabalho sem experiência. Por isso oferecemos o Programa Primeiro Emprego (Promupe), que vem abrindo portas em várias empresas para quem ainda não tem carteira assinada”, destacou Moacir.

A solenidade teve ainda a presença do coronel da reserva Barbosa, do tenente Roos, delegado do Serviço Militar em Umuarama, e dos sargentos instrutores Luiz Antonio e Fritzen. O prefeito Moacir também elogiou o subtenente Marins pelo ótimo trabalho prestado em Umuarama. “Ele deixa um ótimo exemplo de cidadão e com certeza vai fazer o mesmo na sua nova cidade”, acrescentou, desejando sucesso ao militar. Marins é natural de Pitanga, residiu em Cascavel, Tubarão (SC) e esteve à frente do Tiro de Guerra de Campo Mourão, antes de Umuarama.

Ao novo chefe de instrução, subtenente Prado, o prefeito colocou o município à disposição para que o militar também possa realizar um bom trabalho. “O Tiro de Guerra representa muito para a formação dos jovens, que adquirem responsabilidade e aprendem valores que serão levados para toda a vida, através da disciplina e do comprometimento”, concluiu.

Texto/Eduardo Santos

Fotos/J.A.Sabino