• 01/02/2012
  • Contribuintes terão horário especial de atendimento para retirar carnes de IPTU
  • Categoria: Diversos
  • Grande parte dos contribuintes de Umuarama já recebeu os carnês do IPTU – Imposto sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbano - referente ao ano de 2012. Até o dia 15 de fevereiro para pagar o imposto com 20% de desconto. Já o desconto de  15% será dado a quem fizer o pagamento até 15 de março. O parcelamento em três vezes (15/03, 15/04 e 15/05) oferece desconto de 10%. Outra opção é o parcelamento em dez vezes sem juros.  O secretário da Fazenda do município, Armando Cordts Filho alerta aos contribuintes que, ao contrário do que ocorria em anos anteriores, agora em 2012 não haverá prorrogação dos prazos com o benefício do desconto. “Criamos quatro modalidades de pagamento e não se justificaria uma dilatação no prazo”, esclarece ele.

A diretora de Arrecadação da Secretaria Municipal da Fazenda, Lindalva Novaes, citou que Umuarama, já pelo terceiro ano consecutivo, tem dado descontos de 20%  justamente para incentivar o contribuinte a pagar em dia. “O resultado foi positivo e chega a quase 60%”, relatou a diretora.  Segundo o relato da diretora os contribuintes ainda devem observar os carnes que este ano vieram com mensagens em destaque nas folhas de cor azul. O primeiro aviso, é que foi disponibilizado os telefones para contato e um email que o contribuinte pode solicitar a guia de pagamento. Outro aviso importante que também consta em destaque nos carnes é a necessidade de cada contribuinte estar conferindo os dados pessoais e dados do imóvel.

No total, a Prefeitura emitiu, aproximadamente, 40 mil carnês. A arrecadação esperada é superior a R$ 19 milhões. Até o momento, os correios devolveram à Diretoria de Arrecadação da Prefeitura mais de 700 carnês, referentes a terrenos cujos proprietários não foram localizados nos endereços indicados. A atualização dos dados pode ser feita na hora, no andar térreo do Paço da Amizade.

A partir de hoje (01/02) o horário para o atendimento neste setor da prefeitura será diferenciado, sem o período  de almoço, das 8h às 17h. Vale lembrar ainda que os contribuintes que não receberam os carnes em casa devem retirá-los no Setor de Divida Ativa do Paço Municipal.

Através dos emails dividaativa@umuarama.pr.gov.br e cadastroiptu@umuarama.pr.gov.br, os contribuintes podem tirar dúvidas e obter informações complementares. Outro canal direto é o telefone (44) 3621-4141.

Texto: Patricia Steinbach
    Créditos Fotos: José Anselmo Sabino