• 12/12/2011
  • Umuarama terá mais recursos para o programa Compra Direta
  • Umuarama foi um dos três municípios do Paraná selecionados pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para receber mais recursos para o programa Compra Direta, que beneficia a agricultura familiar e a rede de assistência social. O prefeito Moacir Silva e o deputado estadual Fernando Scanavaca participaram do evento organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, na última quinta-feira (8) à noite, no parque de exposições Dario Pimenta Nóbrega, para divulgar as novidades do programa para 2012.

Em linhas gerais, será possível ampliar o número de fornecedores do programa, aumentando a renda dos produtores e garantindo o fornecimento de maior variedade de produtos que são destinados ao atendimento de entidades filantrópicas e instituições que se dedicam ao atendimento de famílias carentes. No Brasil, 170 os municípios recebem recursos do MDS para o programa Compra Direta. Desses, 45 foram selecionados para ter os convênios aditivados por cumprirem com correção a execução dessa parceria estabelecida entre a União e o município.

O programa Compra Direta (o produtor rural vende diretamente para as Prefeituras) foi implantado em Umuarama em dezembro de 2009. Estabelecia que nos próximos três anos, ou seja, até setembro de 2012, seriam investidos R$ 1.353.430,00 na compra de produtos oriundos dos agricultores familiares e agroindústrias. A Secretaria da Agricultura da Prefeitura selecionou 136 produtores como fornecedores, garantindo, para cada um, renda de R$ 375 por mês. “Isso contribui bastante para melhorar a renda da família que, é claro, tem mais atividades na propriedade. Esse é um dinheiro garantido”, afirma o secretário Antonio Carlos Fávaro.

Como a seleção feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social premiou Umuarama pelo sucesso que o programa vem alcançando, o município passou a dispor, até setembro de 2012, de mais R$ 620 mil. Com isso, serão incluídos como fornecedores mais 68 produtores rurais. Ao todo, 204 propriedades rurais passarão a contar com sua renda fixa. “Trata-se, de fato, de um programa inteligente e que contempla as necessidades da pequena agricultura”, avalia o secretário.

Grande parte dos produtores que participam do programa Compra Direta do governo federal, também fornecem alimentos para a merenda escolar. Aí entra a atuação da cooperativa dos produtores (a Cooperuma) que faz a intermediação das vendas. Nesse programa, coordenado pelo município e utilizando recursos federais destinados à educação, cada produtor que integra a agricultura familiar pode receber até R$ 9 mil por ano. Somando o que ele fornece aos dois programas – Venda Direta e Merenda Escolar -, cada propriedade pode garantir uma renda mensal de até R$ 1.225,00.

Atualmente, a Prefeitura compra em média, quarenta toneladas de alimentos. Variedades de verdura, legumes, tubérculos, pães, bolachas, leite, queijo e outros produtos. Tudo é destinado ao Banco de Alimentos, que se responsabiliza pela seleção e distribuição dos produtos destinados a alimentar milhares de pessoas. O Banco de Alimentos vai além em sua atuação, não se atendo apenas à seleção dos produtos quem recebe. Com profissionais experientes, orientados por nutricionistas, orienta as entidades que fazem parte do programa a fazer a manipulação correta dos alimentos, realiza cursos com a finalidade de garantir melhor aproveitamento dos produtos fornecidos.

Na outra ponta do programa, a Prefeitura fornece profissionais para dar assistência técnica aos produtores rurais para melhorar a produção e a produtividade e garantir produtos com melhor qualidade.

O prefeito Moacir Silva se diz satisfeito com o desempenho do programa. “Uma das metas da nossa administração é promover a diversificação da produção rural, principalmente em se tratando da agricultura familiar que abrange as pequenas propriedades e esses programas estão motivando a concretização dessa proposta”, diz, acrescentando que “do outro lado podemos melhorar nossos programas de assistência social, garantindo o fornecimento de alimentos de alta qualidade para entidades e creches”.

Após a explanação sobre as características e novidades do programa, os produtores participaram de um jantar de confraternização. O prefeito Moacir Silva recebeu uma homenagem especial durante o evento. Pelos esforços em prol do avanço da agricultura na atual gestão, ele recebeu a miniatura de um implemento agrícola com dedicatória. “Fiquei muito feliz com a homenagem”, disse. “A administração municipal não tem medido esforços para melhorar as condições de atuação dos agricultores, incluindo recuperação da malha rural, projetos referenciais e parcerias com diversos segmentos organizados”, disse.