Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

65º aniversário de Umuarama terá volta da tradicional Festa das Nações

Compartilhar:
17 de fev de 2020 Fundação Cultural
Imagem 65º aniversário de Umuarama terá volta da tradicional Festa das Nações
65º aniversário de Umuarama terá volta da tradicional Festa das Nações

Um dos eventos culturais mais tradicionais de Umuarama estará de volta este ano, nas comemorações do 65º aniversário de fundação da Capital da Amizade. A Prefeitura e o Fórum das Entidades estão resgatando em conjunto a Festa das Nações, que oferece pratos típicos e um pouco do folclore de etnias que tiveram grande peso na formação cultural da população. “Estamos discutindo os atrativos dos festejos do aniversário da cidade e a Festa das Nações será, com certeza, uma das grandes atrações. A estrutura será montada no Lago Aratimbó e os pratos serão servidos nos dias 19, 20 e 21 de junho”, anunciou o prefeito Celso Pozzobom.

O prefeito se reuniu com representantes das entidades, da Fundação Cultural, do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar Municipal) e da Secretaria Municipal de Comunicação para acertar detalhes da organização, na manhã desta segunda-feira, 17. “A intenção é resgatar esta tradição que está esquecida há muitos anos, divulgar e valorizar o trabalho das entidades e ajudar na sua manutenção, pois os lucros da festa serão revertidos para essas instituições”, acrescentou Pozzobom.

Outro objetivo é reforçar o voluntariado, atraindo as atenções da sociedade para as causas sociais e o engajamento no trabalho realizado no setor. “Em 2019 a Prefeitura repassou mais de R$ 3 milhões em subvenções para as entidades, mas elas não precisam apenas de dinheiro. É necessário o apoio da sociedade para ampliar o alcance das ações e o atendimento ao público-alvo de cada instituição”, comentou o prefeito.

A volta da Feira das Nações é uma oportunidade para a comunidade conhecer o trabalho das entidades e colaborar com a sua manutenção. “Além das comidas típicas, teremos outros atrativos no lago durante o evento, como parque de diversões, atrações culturais, a Expoflor (promovida pelo Provopar) e a Feira do Artesanato. A festa volta neste ano e a expectativa é de que seja aprimorada daqui para frente, sob a condução do Fórum das Entidades”, acrescentou a secretária de Comunicação, Letícia Macedo D’ávila Correa.

A diretora da Fundação Cultural, Vera Lúcia Borges, disse que as discussões começaram no final do ano passado. “A organização está bem adiantada. Hoje definimos o local (Lago Aratimbó) e a data (19 a 21 de junho), bem como as etnias participantes – Brasileira, Japonesa, Italiana e Alemã. Também teremos venda antecipada de convites e uma ampla divulgação local e regional, para garantir que a Festa das Nações volte com tudo”, disse a diretora. Em breve serão divulgados mais detalhes da promoção beneficente.

Visualizar imagens Flickr