Prefeitura inicia a instalação de 46 parques infantis em escolas e CMEIs

14 de mai de 2020 Educação
Imagem Prefeitura inicia a instalação de 46 parques infantis em escolas e CMEIs
Prefeitura inicia a instalação de 46 parques infantis em escolas e CMEIs

A Secretaria de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação iniciou a instalação de 46 conjuntos de parquinhos infantis coloridos nas escolas e centros de educação infantil da rede municipal de ensino. A primeira unidade foi instalada nesta quinta-feira, 14, na Escola Municipal Sebastião de Mattos, no Conjunto Residencial Campo Belo.

A estrutura dos parques é metálica (em alumínio) e os brinquedos têm revestimento em plástico rotomoldado, nos tamanhos pequeno, médio e grande. O investimento do município será de aproximadamente R$ 680 mil, com recursos do Contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), e o prazo de instalação é de 90 dias a partir da ordem de serviço, informou o diretor de Obras da Prefeitura, Nélio Guazzelli.

A instalação dos parquinhos nas unidades educacionais será indicada pela Secretaria de Obras e da Secretaria de Educação, de acordo com as condições técnicas de cada estabelecimento – já que algumas escolas e CMEIs estão passando por obras de reparos, conservação, reformas e ampliação. “Como a instalação é bem rápida, a previsão é que todos os parques estejam montados e funcionais até o final de agosto”, estimou o diretor.

A secretária municipal de Educação, Mauriza Lima Menegasso, disse que os parquinhos propiciam aos alunos momentos de interação que ajudam a desenvolver a coordenação motora fina e global, além de proporcionar várias vivências lúdicas. “Sem falar na alegria que as brincadeiras proporcionam às crianças, a interação com os coleguinhas e a descontração fora da sala de aula, tudo isso é benéfico e importante para o seu desenvolvimento”, completou.

ESTRUTURA

Os parques menores contam com plataforma com deck de madeira plástica e cobertura em plástico rotomoldado, dois escorregadores retos em plástico com escada de três degraus, corrimãos em aço tubular e uma rampa de escalada com mínimo de quatro degraus, com portal de segurança. Os de tamanho médio tem plataformas com deck de madeira plástica e cobertura, passarela inclinada com estrutura tubular em aço e assoalho de madeira plástica antiderrapante, escada com três degraus e corrimãos em aço tubular, escorregador reto com portal de segurança, rampa com tacos e assoalho em madeira antiderrapante e corrimão, escorregador caracol com deck auxiliar em madeira plástica, escorregador duplo com portal de segurança e rampa de escalada.

Os parques maiores possuem três plataformas com deck de madeira plástica e cobertura, rampa de cordas com estrutura tubular de aço e corda de nylon, escorregador duplo com portal de segurança, escada em plástico rotomoldado com cinco degraus e corrimãos, um “Jogo da Velha” composto por nove cilindros plásticos coloridos, escorregador caracol com deck em madeira plástica e guarda-corpos, rampa de escalada negativa, passarela curvada para cima, tobogã com quatro curvas e torre e uma rampa com tacos de madeira, assoalho e corrimão.

Vídeo desta notícia: clique aqui