Momento de estudo e planejamento orienta professores da rede municipal

14 de jun de 2021 Educação
Imagem Momento de estudo e planejamento orienta professores da rede municipal
Momento de estudo e planejamento orienta professores da rede municipal

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Umuarama participaram, no último sábado (12), do evento online “Estudo e Planejamento”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação para formação continuada dos docentes. Os estudos foram realizados em duas partes – uma em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar) e outra com os professores Flávio Rodrigues de Oliveira e Augusto Moretti, de uma empresa especializada em Tecnologias e Educação.

Na Unipar, a condução foi das professoras Lucyelena Picelli e Analides Flávia, que realizaram a live “O brincar em tempos de Ensino Remoto”. A formação abordou aspectos teóricos e práticos do brincar para crianças da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), principalmente nesse cenário delicado em que esses grupos não estão tendo o contato social presencial para realizar as brincadeiras e jogos.

As professoras relembraram jogos e brincadeiras que podem ser realizados facilmente nas aulas on-line, contribuindo para o desenvolvimento infantil sem que a criança precise ficar muito tempo exposta à tela do celular ou computador. “Os docentes interagiram com as brincadeiras e jogos apresentados e valorizaram ainda mais a arte do brincar com um recurso significante que deve ser privilegiado diariamente nas aulas, mesmo em tempo de ensino remoto”, destacou a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, que participou da abertura dos estudos.

Na segunda parte, os professores Flávio Rodrigues de Oliveira e Augusto Moretti – da empresa Coted, especializada em Tecnologias e Educação –, que ofertam uma formação contínua ao longo de 2021 em parceria com a Secretaria de Educação, deram continuidade aos estudos, focando na utilização de ferramentas digitais. “Essa parceria contribui com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades digitais dos docentes da rede pública municipal de ensino”, lembrou Mauriza.

No dia 12, os docentes acompanharam a formação “Jamboard – Uma ferramenta do Google Meet”. Nesse encontro virtual, os professores conheceram esse recurso digital que poderá promover maior interatividade nas aulas com ensino remoto. Os professores da Coted demonstraram ao vivo, com a participação especial de duas professoras da rede, como atividades que fazem parte da rotina dos blocos de atividades dos estudantes podem ser complementadas com propostas de atividades desenvolvidas no quadro Jamboard, disponível no Google Meet.

MAIS INTERAÇÃO

Muitos exemplos foram desenvolvidos pelos instrutores como sugestão de atividades que podem enriquecer a prática pedagógica dos docentes, tais como jogos online, o jogo da memória, bingo e labirinto, todos pelo Jamboard. A partir do material disponibilizado aos estudantes de toda a rede municipal, atividades interativas foram sugeridas. “Por meio da ferramenta Jamboad, o professor (a) e os estudantes podem interagir simultaneamente com o conteúdo estudado nas aulas através do Google Meet”, completou a coordenadora geral de Educação, Elisângela Reis.

A finalização do “Estudo e Planejamento” proporcionou aos docentes ampliar as possibilidades de utilizar jogos e brincadeiras em suas aulas, mesmo remotas, e uma nova experiência com o Google Meet, a partir da apresentação da ferramenta Jamboard, que contribuirá para que as aulas sejam desenvolvidas de maneira mais interativa, visando o aperfeiçoamento contínuo dos docentes da rede municipal, que agora vão aplicar os conteúdos aos estudantes nas aulas online.