17 de jun de 2020 Assistência Social
Imagem De casa em casa, atiradores arrecadam alimentos e materiais de higiene e limpeza

A arrecadação de alimentos para atender famílias em situação de vulnerabilidade social tem um aliado forte em Umuarama. Atiradores do Tiro de Guerra 05-012 têm realizado coletas semanais de donativos de porta em porta. O trabalho já rendeu muitos frutos. A arrecadação – que inclui materiais de limpeza e higiene pessoal – é realizada em conjunto com o Serviço Social do Comércio (Sesc/ Umuarama) e depois encaminhada à Secretaria de Assistência da Prefeitura, que distribui para entidades e famílias cadastradas.

O trabalho está sendo conduzido pelos instrutores do Tiro de Guerra e pela Sra. Thaís Mariane, Gerente Executiva do Sesc. Segundo o Subtenente Finamor, chefe de instrução do Tiro de Guerra, “os atiradores visitam as casas e explicam a finalidade da campanha, realizada em parceria com o Sesc, sempre às quartas-feiras, e temos conseguido muitas doações. A população de Umuarama é bem solidária e demonstra confiança no Exército para realizar as doações”, afirmou.

A intenção do TG é visitar residências em praticamente todos os bairros da cidade, através de rodízio, para que toda a população possa contribuir. A pandemia de Covid-19 tem deixado muitas famílias sem emprego, com a renda comprometida e isso traz dificuldades inclusive para garantir a alimentação.

“Atendemos centenas de famílias com a distribuição de cestas de alimentos e a colaboração do Tiro de Guerra, do Sesc e das demais empresas e entidades é fundamental. Graças a esse trabalho voluntário, e também aos recursos investidos pelo município na compra de alimentos, conseguimos distribuir donativos a um número maior de famílias e com menor intervalo de tempo”, agradeceu a secretária da Assistência Social, Izamara Amado de Moura.

A campanha envolve cerca de 25 atiradores que têm disponibilidade de tempo, já que a grande maioria dos 150 matriculados para a formação do serviço militar obrigatório trabalha durante todo o dia. “Em breve realizaremos a campanha do agasalho e esta, sim, envolverá todos os atiradores já que será realizada nos finais de semana, ainda neste mês”, informou o Subtenente Finamor. “O inverno está aí e muitas famílias vão precisar de agasalhos e cobertores, por isso os nossos atiradores também vão se dedicar a esta causa”, completou.