Cartões do Programa Comida Boa para autônomos estão praticamente esgotados

13 de mai de 2020 Assistência Social
Imagem Cartões do Programa Comida Boa para autônomos estão praticamente esgotados
Cartões do Programa Comida Boa para autônomos estão praticamente esgotados

Os cerca de 1.300 cartões do Programa Comida Boa, destinados a trabalhadores autônomos de várias categorias que não pertencem ao cadastro do Programa Bolsa Família (PBF), estão praticamente esgotados em Umuarama. Os vouchers fazem parte do lote de 7.922 unidades entregues ao prefeito Celso Pozzobom e à secretária municipal de Assistência Social, Izamara Amado de Moura, no último dia 6, na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

O Comida Boa foi lançado pelo governador Ratinho Júnior para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade a adquirir produtos alimentícios durante a pandemia do novo coronavírus. Os beneficiários podem usar o cartão nos supermercados credenciados para comprar gêneros alimentícios de primeira necessidade.

“Acontece que Umuarama tem milhares de pessoas enquadradas como autônomos, porém recebemos apenas 1.300 além dos destinados a beneficiários do PBF. São poucos os cartões diante da demanda”, explicou Izamara. Desta forma, a quantidade de cartões recebidos não atenderá nem a 10% do público.

O programa é operacionalizado por meio de um voucher com QR Code. O valor é de R$ 50,00 por mês e a distribuição acontece em unidades de serviço público, entidades assistenciais e igrejas. Apesar das 25 opções de locais para entrega dos cartões, a busca acabou se concentrando nas unidades do CRAS, o que causou aglomerações. Enquanto isso, em outros parceiros na distribuição praticamente não tem havido procura e a entrega tem sido rápida e sem filas. “Temos pontos de distribuição em praticamente todas as regiões da cidade”, disse Izamara de Moura.

Além dos três CRAS, do Centro da Juventude e também do Centro POP, os beneficiários podem buscar os cartões nas igrejas Bola de Neve (Av. Olinda, 1117), Comunidade do Reino (Av. da Estação, 2650), Assembleia de Deus (Rua Antônio Ostrenski, 3690), Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo (Rua Guadiana, 3555), O Brasil para Cristo (Av. Rio Grande do Norte, 3280) e 1ª Igreja Quadrangular de Umuarama (Rua Ministro Oliveira Salazar, 4337).

Ainda na 2ª Igreja Quadrangular (Rua Macapá, 3098, Jd. Colibri), 4ª Igreja Quadrangular (Rua Leonildo Stecca, 2598), Comunidade Batista Shalon (Rua Dr. Camargo, 4476), Universal do Reino de Deus (Av. Paraná, 4720), Primeira Igreja Batista de Umuarama (Rua Inajá, 3653), e também nas paróquias católicas Catedral do Divino Espírito Santo, São Vicente Pallotti e São José Operário.

Já as entidades assistenciais parceiras na distribuição são a Associação de Recuperação de Alcoólatras (ARA), Centro de Apoio e Integração Social Bem Viver, Associação Regional de Assistência ao Menor – Guarda Mirim, Assistência Social Lar Betel – Projeto Amor e Ação e Associação Vida e Solidariedade.