Umuarama completa 65 anos sem festa, mas com motivos para comemorar

25 de jun de 2020 Administração
Imagem Umuarama completa 65 anos sem festa, mas com motivos para comemorar
Umuarama completa 65 anos sem festa, mas com motivos para comemorar

No momento em que o país enfrenta talvez o seu pior desafio na área de saúde, encarando uma pandemia com reflexos pesados na economia e na vida das pessoas, Umuarama completa o 65º de fundação nesta sexta-feira, 26 de junho, com a esperança de que tudo vai ficar bem em breve. Não haverá programação festiva, pois as aglomerações estão proibidas por um bem maior, que é a saúde da população. Mas mesmo no isolamento dos seus lares os umuaramenses têm muitos motivos para sorrir, pois a Capital da Amizade segue firme, cresce, se desenvolve e a cada dia vai se tornando um lugar ainda melhor para se viver.

Quando o vírus for vencido, o desenvolvimento retomará a velocidade que vinha experimentando nos últimos anos, quando Umuarama recebeu o maior volume de investimentos públicos de sua história em obras de infraestrutura, serviços e apoio ao setor produtivo, o que ficou evidente não apenas na sede, mas também nos seus distritos – Lovat, Serra dos Dourados, Santa Eliza, Roberto Silveira e Vila Nova União.

As perspectivas são muito boas em todos os setores, mas alguns se destacam – como a construção civil. Apesar da crise provocada pela pandemia, a economia dá claros sinais de recuperação. Pelo quinto mês consecutivo, a Diretoria de Planejamento Urbano registrou em maio último aumento na aprovação de projetos para novas obras. O relatório mensal apontou a liberação de mais de 25 mil m² de construções no mês passado – o melhor desempenho mensal do ano e o maior volume de projetos para maio nos últimos seis anos.

Os números mostram clima de confiança no crescimento da cidade e melhoria na renda da população, que tem buscado o crédito e apostado na casa própria. A construção em alta movimenta vários segmentos da economia, como material de construção, acabamentos, decoração, móveis e eletrodomésticos, além de gerar empregos. Para o prefeito Celso Pozzobom, o emprego tem sido mantido apesar do momento difícil e as perspectivas são animadoras.

O comércio e o setor de serviços são os maiores geradores de emprego em Umuarama, com cerca de 20 mil postos de trabalho. Mas a indústria também tem um volume considerável – são mais de 5 mil empregados – que vai crescer ainda mais com o início das atividades do frigorífico de frangos da Plusval, nas antigas instalações da Averama.

“Essa parceria vai gerar milhares de empregos, tributos para o município, renda para os produtores rurais com barracões de frangos, movimentará o nosso comércio e deve aquecer o setor imobiliário. E certamente atrairá outros investimentos para o município, levando o nome da cidade junto com os produtos que serão comercializados no país e no exterior”, pontuou o prefeito. “Em breve também teremos um grande shopping gerando centenas de empregos no comércio e atraindo consumidores de toda a região para movimentar ainda mais a nossa economia”, acrescentou.

ATUAÇÃO FIRME

Esse cenário positivo é consequência do otimismo que a cidade vive nos últimos anos, com o importante papel do poder público investindo pesado na melhoria da infraestrutura urbana. “São mais de R$ 90 milhões aplicados nos mais diversos setores, finalizando obras inacabadas de gestões passadas e novas realizações”, disse Pozzobom.

Nos últimos anos a população viu a Prefeitura recuperar quilômetros de asfalto, pavimentar estradas rurais, construir avenidas e pontes tanto na cidade quanto nas estradas, favorecendo o transporte da produção agropecuária), construir, reformar e ampliar postos de saúde, escolas municipais e creches em todos os bairros e distritos, melhorar as condições de tráfego e mobilidade urbana, reduzindo o número de acidentes e vítimas do trânsito, e a drenagem pluvial em várias regiões da cidade – inclusive dentro do Bosque dos Xetá.

A saúde teve atenção especial e ganhou um novo pronto antedimento 24h, unidades bem estruturadas e mais recursos humanos, que permitiram controlar a pandemia com o mínimo de casos positivos e perdas humanas em relação a outros municípios do mesmo porte. A assistência social tem conseguido socorrer famílias em situação de vulnerabilidade, que perderam emprego e renda com a crise. “A estratégia foi acertada, bem como a rapidez com que implementamos medidas de prevenção e combate à disseminação do coronavírus”, comentou.

CIDADE NÃO PAROU

“O planejamento que fizemos para a gestão acabou sendo afetado pela pandemia, mesmo assim conseguimos manter a maioria dos investimentos que estavam contratados para a cidade não parar. Este empenho tem feito a diferença na esperança da população, que assim como nossa equipe trabalha para superar essa dificuldade o quanto antes e seguir ainda mais forte”, reforçou.

O prefeito deixa uma mensagem de solidariedade para a população e o compromisso de honrar a história de Umuarama com um bom trabalho. “Passei a maior parte da minha vida aqui na cidade, participando desses 65 anos de avanços e crescimento. Parabenizo a todos que participaram dessa história, como protagonistas ou expectadores, e que fizeram – cada um à sua maneira – a Capital da Amizade ser o que é, hoje. Não podemos festejar esse aniversário, mas a população deve se alegrar e pode contar com o total empenho desta gestão para vencer o desafio e garantir que nossa querida cidade continue firme nos caminhos do desenvolvimento. Parabéns, Umuarama!”, completou Celso Pozzobom.