Prefeito Celso Pozzobom deixa a presidência do consórcio Cibax

26 de mai de 2020 Administração
Imagem Prefeito Celso Pozzobom deixa a presidência do consórcio Cibax
Prefeito Celso Pozzobom deixa a presidência do consórcio Cibax

O prefeito Celso Pozzobom deixou a presidência do Consórcio Intermunicipal de Conservação da Biodiversidade da Bacia dos rios Xambrê e Piquiri (Cibax), durante reunião com representantes dos municípios membros na segunda-feira, 25, na Prefeitura de Umuarama. A partir daquela data, o consórcio passou a ser presidido pelo prefeito de Pérola, Darlan Scalco, também presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Composto por Cafezal do Sul, Francisco Alves, Iporã, Perobal, Pérola, Umuarama e Xambrê, o Cibax existe desde 2001 e representa essas cidades em assuntos de interesse comum, junto aos governos Federal e Estadual e respectivos órgãos. “A missão é planejar, adotar e executar programas e medidas destinadas à conservação e recuperação dos ecossistemas associados às bacias dos rios Xambrê e Piquiri, que têm grande impacto nos nossos municípios”, lembrou Pozzobom.

Visa ainda promover e acelerar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental através do monitoramento e gerenciamento da Área de Proteção Ambiental (APA) desses rios, bem como dos limites territoriais dos consorciados. Uma ação recente do Cibax é a recuperação e conservação de estradas rurais, através de uma patrulha mecanizada cedida pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), que vem realizando serviços nos municípios membros.

Em Umuarama a parceria foi formalizada para revitalizar 33 km de estradas. “Já fizemos mais de 150 km dos 600 km de estradas que temos para cuidar. Essa parceria com o Cibax permite atender ainda mais estradas”, lembrou o prefeito. O projeto atende estradas rurais com obras de adequação, realinhamento, drenagem e cascalho. As estradas Canelinha, Esperança e Pavão já receberam os serviços e em 2021 devem ser atendidas a Vermelha e a Amarela.

A pauta da reunião, segundo a secretária executiva Deliane Gomes Batista Zaino, incluiu ainda a renovação por mais dois anos da concessão dos veículos e equipamentos do governo do Estado ao consórcio, que vence em julho próximo, e também o seguro dos implementos. O prefeito Darlan Scalco terá mandato até 31 de dezembro, completando a atual gestão, e a diretoria tem ainda o prefeito Márcio Juliano Marcolino (de Brasilândia do Sul) como vice-presidente e Alírio José Mistura (Francisco Alves) como tesoureiro.

Vídeo desta notícia - clique aqui